MERCADO DE TRABALHO

UNAMA abre inscrições para curso de auxiliar de cozinha

O projeto é uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região e a Universidade, sendo direcionado ao público LGBTQIA+ e com Transtorno do Espectro Autista

Pessoas LGBTQIA+ e com Transtorno do Espectro Autista podem se candidatar, até hoje (01), a uma das vagas ofertadas para o curso de auxiliar de cozinha. O projeto é uma parceria entre o UNAMA - Universidade da Amazônia e o Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa). Ao todo, são 20 vagas gratuitas. 

O projeto é realizado na UNAMA campus Alcindo Cacela. As aulas são presenciais, distribuídas em 12 disciplinas e totalizam 240 horas-aulas. Entre os assuntos abordados estão: técnicas de preparo e conservação de alimentos; matérias-primas; princípios físico-químicos dos alimentos; processamento térmico; higienização; e embalos. De acordo com o edital, os vinte selecionados serão contemplados com uma bolsa auxílio. Já a certificação é dada ao final da capacitação para quem tiver, no mínimo, 75% de presença.

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, destaca a importância do curso. "Entendemos a necessidade desta inclusão e de oportunizar meios de acesso à qualificação e garantia de emprego e renda a pessoas socioeconomicamente vulneráveis. Elas poderão atuar junto a empresas do ramo de alimentação, como restaurantes, bares, dentre outros".

Para se inscrever, é preciso atender alguns critérios: ter 18 anos de idade ou mais; pertencer ao segmento LGBTQIAPN+ ou ser pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA); estar em situação de vulnerabilidade social (com renda de até um salário-mínimo por membro da família).

Para outras informações, acesse o edital ou o site unama.br. O início das aulas está previsto para o dia 05 de setembro.(https://www.trt8.jus.br/sites/portal/files/pdfs/anexo_de_comissao/comissao_id12988/documento-2023-07-20_subcomite_da_diversidade_id31971.pdf)


Tags

Unama