Saúde do Idoso
(Foto: )
No próximo domingo, 1° de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Idoso e o Dia Internacional da Terceira Idade. Para a melhoria da qualidade de vida dos idosos da Capital, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) criou, em maio de 2000, o projeto Viver Melhor, realizado pela Unidade de Saúde da Família (USF) Deise de Fátima Araújo de Paula, com o apoio da Igreja Presbiteriana Independente de Palmas. O público-alvo do projeto são idosos com 60 anos ou mais, com a ação acontecendo de segunda a sexta-feira, a partir das 8h30, no espaço cedido pela igreja na Arse 13 (108 Sul), alameda 02, lote 07.
As atividades são realizadas com a população idosa de qualquer local da cidade, sendo elas exercícios físicos, de memorização e trabalhos manuais, como artesanato. Além disso, são promovidas ações de cunho educacional, como a promoção de palestras com temas que abrangem a realidade do idoso. Segundo a fisioterapeuta Vanessa Beatriz Gonçalves, a prática regular de exercícios físicos reduz a pressão arterial, colabora no controle de diabetes, melhora a capacidade motora, respiratória e cardiovascular, ajuda no controle do peso, diminui problemas articulares e contribui para o aumento da expectativa de vida.
“Sobre a prática de atividades intelectuais como a memorização, elas exercitam as capacidades cognitivas e a memória, por meio de brincadeiras, atividades lúdicas e jogos. Por intermédio do artesanato, os idosos podem exercitar a coordenação motora fina, a criatividade e a imaginação. Portanto, os resultados positivos da atividade física e do artesanato na qualidade de vida dos idosos envolvidos no projeto são evidentes, pois contribuem para a manutenção da saúde física, cognitiva e emocional, promovendo a interação social, reduzindo a solidão e o isolamento social desses indivíduos”, explica a profissional.
Texto: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus/Palmas
Tags
Semus Idosos
Relacionadas
-
Fesp
Profissionais da Atenção Primária à Saúde participam de seminário sobre hanseníase
Ocorreu nesta quinta-feira, 30, o seminário para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o ‘manejo clínico e reaçõ... -
SEMUSSaúde de Palmas se reúne com senadora da república para apresentar demandas e captar recursos federais
-
INVESTIMENTOSaúde de Palmas discute obras prioritárias para ano de 2025
-
MonitoramentoSemus instala mais um ciclo de armadilhas para capturar Aedes aegypti
-
Abastecimento da redeSaúde de Palmas recebe mais uma remessa de medicamentos e insumos nesta segunda-feira, 20
-
Abastecimento da redeSaúde recebe primeira remessa de insumos para normalização dos estoques
-
ServiçoAgendamento para castração de cães e gatos começa no dia 27 de janeiro