Saúde

Artroplastia total do quadril - entenda a cirurgia que o presidente Lula fará nesta sexta-feira, 29

"Minha cirurgia é apenas para cuidar da saúde. Quero voltar a jogar bola, quero voltar a correr, voltar a fazer esteira, fazer ginástica. E estou desde agosto do ano passado com dor.", disse o presidente Lula recentemente a jornalistas sobre o problema no quadril que vem lhe atormentando há mais de um ano.

Nesta sexta-feira, 29, o chefe do executivo brasileiro passará por cirurgia para sanar a dor no quadril e lhe proporcionar melhor qualidade de vida. Denominado artroplastia total do quadril, o procedimento gera dúvidas nas pessoas, e muitas têm curiosidade em saber como funciona exatamente.

De acordo com o ortopedista George Kalif Lima, do Hospital Maradei, o procedimento cirúrgico visa tratar a artrose no fêmur do presidente. Artrose é o desgaste das articulações. É considerada a principal causa para indicação da artroplastia do quadril.  

"Este procedimento envolve a substituição da articulação do quadril por uma prótese de metal e plástico ou cerâmica. Essa prótese, portanto, terá a mesma função da articulação original, proporcionando ao paciente uma nova oportunidade de vida ativa e saudável.", explica o médico.

Ortopedista George Kalif

Apesar de ser pouco conhecida pela população, a cirurgia é uma das mais realizadas no mundo, inclusive pelo SUS, no Brasil. Seu índice de satisfação ultrapassa os 90%. Seus objetivos primários são o desaparecimento da dor, o ganho de mobilidade articular e a capacidade de marcha.

Por ser uma cirurgia de alta complexidade, ela também apresenta seus riscos no pós-operatório, como infecções, trombose, luxação e risco anestésico. Contudo, a ocorrência dos mesmos é considerada bastante baixa. No geral, o procedimento é muito seguro, destacam especialistas.

Segundo informações da presidência, a cirurgia será realizada na unidade de Brasília do Hospital Sírio-Libanês e a previsão é que Lula fique internado até a próxima terça-feira, dia 03. "Desejamos ao presidente uma cirurgia bem-sucedida e uma recuperação rápida e tranquila.", diz o ortopedista George Kalif.


Tags

Lula Saúde