Literatura infantil
A obra recebeu os pêmios de ‘Capa do ano’, ‘Melhor livro infantil’ e ‘Autora do ano’ (Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
Formada em letras - Português e respectivas literaturas, especialista em Contação de histórias, mediadora de leitura, especialista em palestra e oratória e agora escritora premiada com os títulos de ‘Autora do ano’, ‘Melhor livro infantil’ e ‘Capa do ano’. Essas são algumas das qualificações que identificam a servidora da biblioteca da Escola Municipal de tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, localizada no Jardim Aureny III, Cleude Oliveira Guedes, que dedica prêmios recebidos por votos populares, aos alunos da instituição onde trabalha. A votação foi realizada online e escolheu os melhores escritores de vários estados brasileiros.
Natural de Ananás – Tocantins, Cleude Guedes é a idealizadora do ‘Projeto Cultural Estrela Estrelinha’, de incentivo à leitura, a escrita e a arte, desenvolvido na ETI desde 2019 e criadora de uma personagem chamada “Cléo, a menina mágica” em quem se fantasia para fazer apresentações infantis, de onde tirou inspiração para escrever o livro ‘A Menina Mágica’.
A obra conta de maneira infantilizada, a real história de superação da autora e que devolveu a ela a capacidade de “voltar a sonhar e lutar para realizar aquilo que acredita, inspirando assim, outras pessoas a não desistirem dos seus sonhos”, relata.
“Ser escritora é um grande desafio, que depende de muita determinação e persistência, porém, é uma conquista muito valiosa alcançar o reconhecimento de pessoas, não só da minha cidade, Palmas, mas também do Tocantins e de outros estados brasileiros. Dessa forma, sinto um imenso orgulho em poder incentivar crianças, jovens e adultos à leitura e à escrita, pois é só assim, com esses instrumentos, como o livro e o conhecimento, que podemos nos tornar cidadãos transformadores da nossa própria realidade de vida e da sociedade em que vivemos”, declara.
Texto: Semed
Edição: Secom
Tags
Literatura infantil Educação de Palmas Livro Infantil
Relacionadas
-
Lançamento
Livro infantil “Quando Kianga aprendeu a voar”, de Rafael Serrão, é lançado no Curro Velho
Um livro com ilustrações coloridas que conta a história da deusa Ananse que, com suas teias, se conecta com as crianças da Vila da Barca. Tendo como personagem principal, Kianga, uma menina negra, cuj... -
EJA
Matrículas para Jovens e Adultos permanecem abertas em cinco unidades escolares
O final do período de matrículas na rede municipal não significa que acabaram as oportunidades de estudo para as pessoas que não puderam cursar o Ensino Fundamental na &eac... -
EducaçãoRede municipal de ensino entra na contagem regressiva para volta às aulas na segunda-feira, 3
-
Recursos HumanosForça-tarefa garante posse e contratação de 415 aprovados da Educação
-
DemocratizaçãoPrefeitura investe na inclusão como fator de promoção ao ensino de qualidade
-
Ano LetivoMatrículas para Educação de Jovens e Adultos seguem até dia 31 nas secretarias escolares
-
EducaçãoMunicípio nomeia aprovados no concurso da Educação