Indústria
Em reconhecimento à lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985, responsável por regularizar as profissões de Técnico de Segurança do Trabalho e de Engenheiro de Segurança do Trabalho, o dia 27 de novembro foi escolhido para comemorar a data que homenageia os profissionais dedicados a atividades e ações segurança e proteção no local de trabalho.
Para reforçar a importância desses profissionais, a Imerys, mineradora de caulim no Pará, promoveu, na data de celebração, uma imersão com alunos do Ensino Médio da Escola Padre José Delgardes, em Vila do Conde, Barcarena, com diversas orientações e práticas de segurança e medidas de atenção à emergência no ambiente de trabalho.
Entre as atividades desenvolvidas com aproximadamente 30 alunos, os profissionais da Imerys apresentaram técnicas básicas de primeiros socorros, combate a incêndio e comportamentos de segurança no dia a dia. “Os alunos ainda aprenderam a intervir em situações de emergência e a proceder de forma segura em situações difíceis, mantendo a calma e agindo no momento certo. Em situações de emergência, um trabalho em equipe faz toda a diferença”, aponta Camila Alves, assistente administrativa da área de Segurança e Saúde da Imerys.
“Essas informações não são difundidas nas escolas públicas ou privadas e, se forem, é em uma pequena parte delas. São informações tão básicas que fazem toda a diferença no dia a dia de pessoas de qualquer idade”, afirma Diego Furtado, técnico em Saúde e Segurança do Trabalho da Imerys.
Os técnicos e engenheiros de Segurança do Trabalho reconhecem, avaliam e controlam possíveis riscos ocupacionais, assegurando condições de trabalho dignas e seguras aos funcionários e colaboradores na indústria. Esses profissionais são responsáveis, também, por analisar os mais diversos tipos de serviço e recomendar a melhor maneira para que a atividade seja executada de forma segura, além de apoiar outros setores da empresa, verificar requisitos legais e aplicá-los no dia a dia de trabalho.
Na Imerys, o profissional de Segurança do Trabalho é responsável pela aplicação de normas relacionadas ao trabalho, identificando desvios e oportunidades de melhorias. A gerência da área é responsável por fornecer as diretrizes e o suporte para as ações dos profissionais, além de estudar todos os procedimentos internos de segurança da companhia. A união da gestão e do trabalho no campo, com o apoio das gerências, torna possível alcançar o principal objetivo desses profissionais: a redução do número de eventos e acidentes de trabalho, preservando vidas.
Tags
Barcarena Imerys indústria Segurança do Trabalho
Relacionadas
-
Temos vagas!
Hospitais estão com vagas de emprego abertas em cinco cidades do Pará; Confira
-
Indústria 4.0
Pará tem resultado positivo na indústria
-
Mulher empreendedora
Maternidade de Barcarena promove empreendedorismo feminino
-
Expansão
Indústria paraense cresceu 5,9% no acumulado de janeiro a outubro deste ano
-
Economia
Indústria do Pará tem saldo positivo em setembro, diz IBGE
-
Indústria
Grupo argelino anuncia investimentos no Pará
-
Pesquisa
Indústria paraense cresceu 2,6% em maio, segundo Informe técnico da Fapespa
-
Indústria
Palestra sobre regulamentação têxtil reúne empresários da confecção
-
Indústria
Biocosméticos é tema de reunião com representantes do setor no Pará
-
Design
APL de Moda do ESJL promove palestra sobre processos criativos na área da moda
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design do Espaço São José Lib...