Pará Turismo
Belo Monte recebeu 3.872 visitantes em 2023, segundo balanço da Norte Energia, concessionária da usina hidrelétrica, situada em Altamira, no Pará. O resultado aponta um incremento de 150% em comparação com o ano de 2022 e supera a quantidade de visitantes que passaram pelo empreendimento em 2019, antes da pandemia de Covid-19. O público foi formado, em sua maioria, por estudantes de escolas públicas (47%) e particulares (12%) da região do empreendimento, seguidos por turistas (13%) de várias partes do Brasil.
Conhecer de perto como funciona a maior usina hidrelétrica 100% brasileira e 5ª maior do mundo é o principal atrativo para quem busca o programa de visitas Conheça Belo Monte. Criado em 2014 pela Norte Energia, o programa já recebeu mais de 21,5 mil pessoas. O recorde anterior foi alcançado em 2019, com o atendimento a 3.855 visitantes.
Acompanhados por guias da empresa, os participantes realizam um passeio pelas principais estruturas da hidrelétrica e aprendem sobre o processo de geração de energia que abastece milhões de lares brasileiros. "O programa é uma oportunidade de aproximar os visitantes das atividades da UHE Belo Monte. Eles compreendem todo um universo da geração de energia renovável e compartilham essas informações com familiares e amigos”, explica o superintendente de Relações Institucionais da Norte Energia, Eduardo Camillo.
De janeiro a dezembro de 2023, 207 grupos foram recepcionados na usina. Entre os destaques estão o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, os participantes do 11º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e Instalações Elétricas (SENOP) e o influenciador Rômulo Dias (@visiteopara), que produz conteúdo digital sobre turismo no Pará.
Qualquer pessoa acima de 10 anos de idade pode participar da programação gratuita. Basta solicitar o agendamento do passeio via e-mail conhecabelomonte@norteenergiasa.com.br. As visitas ocorrem de segunda a sexta-feira, com saída de Altamira em veículo próprio do programa.
Belo Monte nas escolas – Para além das visitas guiadas nas dependências da Usina, a Norte Energia promove a ação “Conheça Belo Monte nas Escolas”, que leva até as instituições de ensino um vasto conhecimento sobre o complexo hidrelétrico de forma lúdica, por meio de palestras, jogos, materiais didáticos e vídeos. São apresentadas características como capacidade de geração de energia limpa e renovável, além de projetos que beneficiam as comunidades do entorno do empreendimento. Em 2023, a programação alcançou 3.472 estudantes das redes pública e particular dos municípios do entorno da Usina.
As instituições de ensino interessadas em receber a programação em 2024 também podem realizar o agendamento pelo e-mail do programa de visitas.
Tags
Altamira belo monte Norte Energia ParáTurismo Turismo
Relacionadas
-
Pesquisa e Inovação
UFPA desenvolve técnica inovadora que pode reduzir em até 20 anos restauração de áreas da floresta amazônica
-
Reconhecimento
Complexo Hidrelétrico Belo Monte recebe prêmio internacional de barragens
-
Pandemia
Regional da Transamazônica ganhará novos leitos para combate à Covid-19 na região do Xingu
-
Vacinação
Vacinação contra Covid-19 é marcada por emoção e esperança no Hospital Regional Público da Transamaz
-
Coronavírus
Norte Energia doa respiradores ao Hospital Regional da Transamazônica
-
Coronavírus
Hospital Regional da Transamazônica orienta pacientes idosos sobre os cuidados pós-Covid-19
-
Oportunidade
Pró-Saúde está com oportunidades de emprego no Hospital Regional Público da Transamazônica
-
COVID-19
Norte Energia doa 10 camas elétricas ao Hospital Regional de Altamira
-
BARRADA!
Empresa de beneficiamento de madeira sem cadastro é fechada em Altamira
-
Altamira
Hospital Regional capacita cuidadores em workshop gratuito