Responsabilidade Social

Mulheres de comunidade às margens do Rio Moju aprendem a preparar pão e bolo caseiros

A Belem Bioenergia Brasil, empresa do ramo de óleo de palma, apoia a iniciativa na comunidade.

Vinte mulheres moradoras da Vila São Tomé, mais conhecida como Vila Mansa, comunidade localizada às margens do Rio Moju, participaram de oficina de preparo de bolo e pão caseiros, nos dias 9, 10 e 11 de janeiro. A iniciativa é fruto do trabalho de relacionamento da Belem Bioenergia Brasil (BBB), empresa do ramo de óleo de palma, com a comunidade.

Inicialmente, as mulheres receberam informações referentes aos cuidados com a manipulação dos alimentos, higienização das mãos e outras dicas importantes quanto ao uso de utensílios de cozinha.

No primeiro dia do curso, foram criados dois grupos de mulheres com a finalidade de facilitar a dinâmica da aprendizagem. Após a demonstração do passo a passo para o preparo da massa, foram compartilhadas receitas de bolo de chocolate e bolo branco.

A Vila São Tomé é uma comunidade pertencente ao Munícipio de Moju, mas está localizada mais perto da zona urbana de Tailândia, ficando a 31 km da sede dessa cidade. As principais atividades econômicas desenvolvidas pelas famílias são voltadas à agricultura familiar, tais como plantio de mandioca, feijão, macaxeira e dendê.

Márcia Rodrigues, especialista em confeitaria há mais de 20 anos, foi a facilitadora da ação social. Para ela, o evento proporcionou conhecimentos e despertou o potencial das mulheres. “Pude perceber em cada gesto o desejo de aprender de cada uma delas”, observou.

“A oficina proporcionou conhecimentos que podem mudar desde a qualidade e diversidade da alimentação, aumento da autoestima e até mesmo a prática do empreendedorismo feminino. Foi uma oportunidade de se pensar como a culinária funciona e como pode ser simples e, ao mesmo tempo, vasta”, complementou Márcia.

No segundo dia, foi a vez das mulheres aprenderem mais receitas de bolos e pães caseiros. Uma das receitas compartilhadas foi a de pão de rosas, recheado com doce de cupuaçu. O preparo do pão chamou a atenção da moradora Cleidielma Aleixo, de 32 anos de idade, natural da Vila São Tomé. Ela expressou publicamente a vontade de empreender. “Pretendo no futuro montar uma venda de pão caseiro aqui na comunidade e ganhar dinheiro extra, porque não tem nenhum negócio desse por aqui”, vislumbrou a participante.

A adolescente Larissa Aleixo, de 16 anos de idade, moradora da comunidade, foi uma das participantes que nunca havia tido a experiência de preparo de massas para bolo e pão. “Eu gostei muito de participar dessas aulas, aprender coisas novas e ao mesmo tempo estou me divertindo. Vou experimentar fazer em casa um pão e um bolo no final de semana”, disse a adolescente.

Homenagem - No encerramento do curso, as mulheres decidiram homenagear a matriarca da comunidade, a senhora Maria Marta Aleixo, que completou 106 anos de vida na última terça-feira, 09. A centenária ganhou uma festinha de aniversário com direito a homenagens e um bolo personalizado, preparado especialmente pelas mulheres da comunidade durante os dias do curso. Marta é uma das pioneiras da Vila São Tomé, tem 9 filhos, 53 netos e 109 bisnetos.

Responsabilidade Social - A Belem Bioenergia Brasil é uma empresa especializada na produção de óleo de palma, de palmiste e de seus correspondentes refinados (RBD). A companhia desenvolve o trabalho de relacionamento com diversas comunidades tradicionais e não tradicionais, suas práticas no âmbito da responsabilidade social estimulam a preservação do meio ambiente, a geração de renda e emprego e contribui para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.


Tags

Belem Bioenergia Brasil ESG Moju