59 anos

Paragominas faz aniversário com foco em sustentabilidade e descarbonização

Iniciativas da Hydro estão alinhadas às metas de carbono neutro no município que completa 59 anos este mês

Inovação e sustentabilidade cada dia mais se tornam marcas do município de Paragominas, que completa 59 anos no dia 23 de janeiro. Entre as principais atividades econômicas do município, destaca-se a pecuária, a produção florestal e a mineração. De acordo com dados de 2021 da Agência Nacional de Mineração, a cidade ocupa o sexto lugar no ranking de municípios mineradores do país.

A produção de bauxita na Hydro Paragominas completa 17 anos em março deste ano. A mina, que é o primeiro elo da cadeia do alumínio, é uma das principais em operação no Pará e tem trabalhado para ser uma grande aliada no desenvolvimento da cidade. Algumas das contribuições mais recentes estão relacionadas à inovação e redução das emissões de carbono.

“Como signatários do Pacto pelo Clima, integrante do projeto Paragoclima, nossas ações que já vêm sendo desenvolvidas há anos estão acrescentando às metas para que a cidade alcance a neutralidade na emissão de carbono. Temos diversas ações nesse sentido para alcançar inclusive nossa própria ambição de reduzir nossas emissões em 30% até 2030”, comenta Anderson Martins, diretor industrial da Hydro Paragominas.

Uma inovação foi a introdução de carros elétricos na rotina operacional, adquiridos em 2023 pela mineradora para compor sua frota de veículos leves, substituindo modelos convencionais abastecidos com diesel, além de uma mudança na estrutura do contrato de locação de veículos leves, substituindo 50% da frota de combustão a diesel por veículos com combustão a etanol.

Caminhões elétricos já são realidade na Hydro Paragominas

"A aquisição dos carros elétricos significa uma redução de emissão de 120 toneladas de CO2 por ano, representando 332 árvores plantadas no mesmo período. Ao mudar o combustível, também reduzimos 575 toneladas de CO2 no meio ambiente. E seguimos pesquisando no mercado novas alternativas para reduzir a utilização de diesel nas operações", comenta Eduardo Pedras, gerente de Infraestrutura da Hydro Paragominas.

A companhia também já está trabalhando com caminhões elétricos, além de oito ônibus que transportam os empregados na ida e volta da cidade e circulam dentro da mina terem sido equipados com um sistema inovador de ar-condicionado 100% elétrico em parceria com o fornecedor de Paragominas, a Caliman. A expectativa é gerar uma redução estimada de 220 toneladas de CO2 por ano, segundo a contratada.

“Temos o propósito de criar uma sociedade mais viável desenvolvendo recursos naturais em produtos e soluções de forma inovadora e eficiente. Seguiremos com nossas ações em parceria com instituições de pesquisa, entidades de classe e todas as esferas governamentais, em prol do desenvolvimento territorial sustentável das regiões onde operamos. Desta forma, esperamos seguir contribuindo para o crescimento e desenvolvimento sustentável do município de Paragominas”, conclui Anderson Martins.


Tags

Amazônia Hydro Paragominas Sustentabilidade