Cultura Musical
(Foto: RedePara.Web.ViewModels.Sgn.Foto?.credito)
Com a edição especial “Odoyá, Iemanjá!”, o projeto Samba Batuque da Feira do Açaí promove no próximo dia 02 de Fevereiro, a segunda edição de 2024 do evento que acontece, há três anos, na primeira sexta-feira do mês, na Feira do Açaí, ponto turístico, histórico e ancestral de Belém.
A Roda de Samba Fé no Batuque, que promove a programação mensal, preparou uma edição especial com as participações do trio Pimenta Doce, formado por Anouk Lacoste, Maiara Almeida e Zé Diogo; o grupo Samb’Axé e as cantoras Ruth Costa, Iara Mê, Mary Rodrigues e Priscila Cobra. Na discotecagem, a DJ Jack Sainha faz a abertura do evento, a partir das 20 horas.
“Como esta edição cai no dia em que as religiões de matriz afro comemoram o dia da orixá Iemanjá, rainha do mar, nós resolvemos fazer essa homenagem a ela com a presença de vozes femininas e artistas que também trabalham com a valorização da nossa ancestralidade e da cultura afro brasileira”, destaca o organizador do evento, compositor e intérprete, Geraldo Nogueira.
O projeto cresce a cada edição e, a partir deste ano, conta com a mentoria de Produção da Amazônia Política Cultural, da produtora cultural Lorena Saavedra, visando uma melhor organização e o diálogo com instituições públicas e privadas para que a Feira do Açaí se torne um espaço de direito de manifestações artísticas e culturais. “A Feira do Açaí é um dos principais pontos de Belém. Foi a partir dele que a cidade começou. Contemplar esse espaço, que empreende um dos nossos maiores símbolos de identidade cultural - o açaí - por meio do samba, do batuque, do carimbó, é valorizar a ancestralidade amazônica importantíssima para a manutenção da nossa cultura”, ressalta Lorena.
O Samba Batuque da Feira do Açaí é uma iniciativa popular e independente, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de democratizar a arte e a cultura, além de valorizar artistas locais e o patrimônio histórico da cidade. A programação é aberta ao público, mas a organização chama atenção sobre a importância da contribuição consciente para ajudar com os custos de realização, logística e estrutura do evento. As pessoas podem contribuir por meio do “chapéu antecipado” no valor de R$20, na plataforma Sympla ou de qualquer valor por Pix ou em dinheiro durante o evento. Quem contribui também participa do sorteio de uma imagem de São Jorge e outros brindes.
Fé no Batuque - Conhecidos por promoverem rodas de samba em seu formato original, em espaços públicos históricos e populares da cidade, os integrantes da Roda de Samba Fé no Batuque se apresentam em volta de uma mesa com toalha branca, uma imagem de São Jorge e outra de Zé Pilintra, no centro. No repertório, grandes sucessos do samba de raiz, além de músicas autorais. A roda reúne grandes músicos e sambistas que trazem diferentes experiências musicais na bagagem. São eles: Fred Willian (flauta), Geraldo Nogueira (pandeiro e voz), Leandro Lima (voz e cavaco), Neto Castro (voz e violão) e Preto Cabano (percussão).
Campanha Hemopa - O projeto fechou uma parceria com a Campanha de Carnaval “Bloco Salva-vidas” da Fundação Hemopa, para fortalecer as doações de sangue para o bando do hemocentro neste período do Carnaval, quando as doações reduzem devido às festas.
A Roda de Samba Fé no Batuque fará uma apresentação solidária no prédio sede do Hemopa, no dia 6 de fevereiro, às 10 horas, voltada para quem for doar nesse dia, que poderá assistir o show de graça e fazer uma boa ação. Os doadores que comparecerem devido à Campanha devem informar o código 1618.
Serviço
Samba Batuque da Feira do Açaí - Edição “Odoyá, Yemanjá!”
Data: sexta-feira, 02/02
Hora: 20h
Local: Feira do Açaí (Endereço: Tv. Marquês de Pombal. Campina. Complexo do Ver-o-peso)
Informações: 91 98124-1363 / 91 98203-8913 / @sambatuquefeiradoacai
Campanha de Carnaval do Hemopa
Data: terça-feira, 06/02
Hora: 10h
Local: Fundação Hemopa Sede - entrada pela Esquina da Tv. Serzedelo Corrêa com Tv. Padre Eutíquio, R. dos Caripunas, 2109 - Batista Campos.
Relacionadas
-
Música
Clássicos de Gal, Bethânia, Rita Lee e Alcione embalam show de Assucena e Catto em Belém
As cantoras Assucena e Catto dividem o palco pela primeira vez em Belém entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, em um espetáculo que revisita a obra de algumas das principais intérpretes da música br... -
Congresso
Belém recebe o Future Brows Experience, congresso que promete transformar carreiras no mercado da beleza
A capital paraense será palco de um dos principais encontros voltados ao mercado da beleza em 2026. No próximo 2 de agosto, Belém recebe a primeira edição do Future Brows Experience, congresso criado... -
Esporte
Abertura espetacular do XV JOAPA reúne cerca de 800 atletas e transforma Paragominas na capital do esporte paraense
Paragominas viveu uma noite histórica nesta quinta-feira (23), com uma abertura espetacular do XV Jogos Abertos do Pará (JOAPA). O Ginásio de Esportes Gonçalves foi palco de uma cerimônia emocionante,... -
Esporte
XXIX Rallye do Sol movimenta o automobilismo paraense com percurso de 380 quilômetros entre Benevides e Salinópolis
O tradicional Rallye do Sol volta a movimentar o automobilismo paraense no próximo dia 25 de julho de 2026, com a realização da prova entre Benevides e Salinópolis. Considerado um dos eventos mais tra... -
Esporte
XXIX Rallye do Sol movimenta o automobilismo paraense com percurso de 380 quilômetros entre Benevides e Salinópolis
O tradicional Rallye do Sol volta a movimentar o automobilismo paraense no próximo dia 25 de julho de 2026, com a realização da prova entre Benevides e Salinópolis. Considerado um dos eventos mais tra... -
Dengue no Pará
Verão amazônico e os riscos de doenças tropicais no Pará
Apesar da redução no número de casos prováveis de dengue no Pará, o aumento das mortes pela doença em 2025 acende um alerta para a gravidade das arboviroses no estado. Dados da Secretaria de Estado de... -
HUMOR
Tradutor Paraense lança livro de colorir inspirado na cultura amazônica em Belém
O humor, a cultura e o jeito único de falar do paraense agora ganharam um novo formato: um livro de colorir. No próximo 23 de julho (quinta-feira), às 18h30, o criador de conteúdo Caio Ariel, conhecid...