Cultura Musical

Samba da Feira do Açaí promove edição em homenagem a Iemanjá e participa de campanha do Hemopa

O projeto cresce a cada edição e, a partir deste ano, conta com a mentoria de Produção da Amazônia Política Cultural, da produtora cultural Lorena Saavedra.

Com a edição especial “Odoyá, Iemanjá!”, o projeto Samba Batuque da Feira do Açaí promove no próximo dia 02 de Fevereiro, a segunda edição de 2024 do evento que acontece, há três anos, na primeira sexta-feira do mês, na Feira do Açaí, ponto turístico, histórico e ancestral de Belém. 

A Roda de Samba Fé no Batuque, que promove a programação mensal, preparou uma edição especial com as participações do trio Pimenta Doce, formado por Anouk Lacoste, Maiara Almeida e Zé Diogo; o grupo Samb’Axé e as cantoras Ruth Costa, Iara Mê, Mary Rodrigues e Priscila Cobra. Na discotecagem, a DJ Jack Sainha faz a abertura do evento, a partir das 20 horas.  

“Como esta edição cai no dia em que as religiões de matriz afro comemoram o dia da orixá Iemanjá, rainha do mar, nós resolvemos fazer essa homenagem a ela com a presença de vozes femininas e artistas que também trabalham com a valorização da nossa ancestralidade e da cultura afro brasileira”, destaca o organizador do evento, compositor e intérprete, Geraldo Nogueira. 

O projeto cresce a cada edição e, a partir deste ano, conta com a mentoria de Produção da Amazônia Política Cultural, da produtora cultural Lorena Saavedra, visando uma melhor organização e o diálogo com instituições públicas e privadas para que a Feira do Açaí se torne um espaço de direito de manifestações artísticas e culturais. “A Feira do Açaí é um dos principais pontos de Belém. Foi a partir dele que a cidade começou. Contemplar esse espaço, que empreende um dos nossos maiores símbolos de identidade cultural - o açaí - por meio do samba, do batuque, do carimbó, é valorizar a ancestralidade amazônica importantíssima para a manutenção da nossa cultura”, ressalta Lorena. 

O Samba Batuque da Feira do Açaí é uma iniciativa popular e independente, sem fins lucrativos, que tem o objetivo de democratizar a arte e a cultura, além de valorizar artistas locais e o patrimônio histórico da cidade. A programação é aberta ao público, mas a organização chama atenção sobre a importância da contribuição consciente para ajudar com os custos de realização, logística e estrutura do evento. As pessoas podem contribuir por meio do “chapéu antecipado” no valor de R$20, na plataforma Sympla ou de qualquer valor por Pix ou em dinheiro durante o evento. Quem contribui também participa do sorteio de uma imagem de São Jorge e outros brindes.  

Fé no Batuque - Conhecidos por promoverem rodas de samba em seu formato original, em espaços públicos históricos e populares da cidade, os integrantes da Roda de Samba Fé no Batuque se apresentam em volta de uma mesa com toalha branca, uma imagem de São Jorge e outra de Zé Pilintra, no centro. No repertório, grandes sucessos do samba de raiz, além de músicas autorais. A roda reúne grandes músicos e sambistas que trazem diferentes experiências musicais na bagagem. São eles: Fred Willian (flauta), Geraldo Nogueira (pandeiro e voz), Leandro Lima (voz e cavaco), Neto Castro (voz e violão) e Preto Cabano (percussão). 

Campanha Hemopa - O projeto fechou uma parceria com a Campanha de Carnaval “Bloco Salva-vidas” da Fundação Hemopa, para fortalecer as doações de sangue para o bando do hemocentro neste período do Carnaval, quando as doações reduzem devido às festas.

A Roda de Samba Fé no Batuque fará uma apresentação solidária no prédio sede do Hemopa, no dia 6 de fevereiro, às 10 horas, voltada para quem for doar nesse dia, que poderá assistir o show de graça e fazer uma boa ação. Os doadores que comparecerem devido à Campanha devem  informar o código 1618.  

Serviço

Samba Batuque da Feira do Açaí - Edição “Odoyá, Yemanjá!”
Data: sexta-feira, 02/02
Hora: 20h
Local: Feira do Açaí (Endereço: Tv. Marquês de Pombal. Campina. Complexo do Ver-o-peso)
Informações:  91 98124-1363 / 91 98203-8913 / @sambatuquefeiradoacai 

Campanha de Carnaval do Hemopa
Data: terça-feira, 06/02 
Hora: 10h
Local: Fundação Hemopa Sede - entrada pela Esquina da Tv. Serzedelo Corrêa com Tv. Padre Eutíquio, R. dos Caripunas, 2109 - Batista Campos.


Tags

Turismo