Audiovisual
O ano começa com uma oportunidade para os cineastas da região Norte. O Projeto Paradiso vai oferecer uma vaga para o New Voices - Workshop de Roteiro para Talentos de Comunidades Sub-representadas, programa voltado para roteiristas que nunca tiveram um projeto de longa-metragem ou série lançado em circuito comercial. As indicações dos profissionais serão feitas por instituições parceiras do Projeto Paradiso na região, que vão indicar até dois projetos cada. O New Voices fará a triagem e escolherá o profissional que vai participar do curso, ao lado de outros oito profissionais de São Paulo.
A seleção dará prioridade a cineastas qualificados provenientes de grupos sub-representados, como pessoas em vulnerabilidade econômica, pertencentes a minorias étnicas e raciais, mulheres, LGBTQIA +, pessoas portadoras de deficiência ou provenientes de locais que não costumam ser atendidos por iniciativas similares. Baseado no formato de um workshop intensivo, o New Voices será online e terá aulas teóricas sobre estrutura e narrativa, encontros semanais para apresentação de projetos, reuniões individuais com professores, masterclasses, painéis e consultoria profissional ao final do curso. Todos esses elementos darão aos profissionais ferramentas necessárias para ingressar na indústria profissional.
“Sabemos que, muitas vezes, o acesso a esses cursos é muito restrito para quem atua em estados distantes do eixo Rio-São Paulo, por isso, é com muita alegria que anunciamos essa parceria que vai oferecer uma vaga para um cineasta da região Norte neste programa que visa descobrir, nutrir, profissionalizar e incluir novos roteiristas oriundos de grupos ainda sub-representados no mercado, visando fechar o gap entre a demanda e a oferta de novas vozes no audiovisual nacional”, diz Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso.
A edição 2024 do Programa New Voices - Workshop de Roteiro para Talentos de Comunidades Sub-representadas, criado por Daniel Dias e Clarissa Appelt, será oferecida pela primeira vez através do 2º Programa de Aprimoramento Profissional para o Setor Audiovisual Paulistano da Spcine com copatrocínio do Projeto Paradiso. No total, o programa oferece nove vagas, sendo uma para um representante da região Norte e as demais para profissionais de São Paulo.
“Temos muito orgulho de termos encontrado talentos incríveis de locais fora do eixo nas edições passadas. Apesar de nesta edição específica, por se tratar do programa de aprimoramento da Spcine, estarmos focando as inscrições em São Paulo, o programa sempre teve alcance nacional e é por isso que é de extrema importância o copatrocínio do Projeto Paradiso que oferece a bolsa para um indicado da região Norte, enriquecendo assim esta edição”, afirmam Daniel Dias e Clarissa Appelt, criadores do programa.
Sobre a Spcine
A Spcine e´ uma empresa pu´blica de fomento ao audiovisual vinculada a` Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de Sa~o Paulo. Atua como um escrito´rio de desenvolvimento, financiamento e implementac¸a~o de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mi´dias. Seu objetivo e´ reconhecer e estimular o potencial econo^mico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em a^mbito cultural e social.
Sobre o Projeto Paradiso
O Projeto?Paradiso, uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga?Rabinovich, investe em formação profissional e geração de conhecimento com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos. Focado na internacionalização, ?atua por meio de parcerias com instituições de referência no Brasil e no mundo, criando oportunidades para profissionais em diferentes fases da carreira.?Em quatro anos de existência já beneficiou dezenas de profissionais brasileiros do audiovisual por meio de suas inúmeras iniciativas.