Saude

A Prefeitura de Castanhal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) e seus agentes de endemias, realiza todos os dias o serviço de vistoria, orientação sobre os cuidados e prevenção contra a dengue, principalmente, durante o período de inverno quando há aumento dos casos de dengue.
Para combater o mosquito aedes aegypt, a Prefeitura prepara uma grande ação envolvendo diversas secretarias para realizar serviços de limpeza e conscientização da população.
“Vamos fazer uma ação macro, de grande impacto na prevenção e evitar a criação de novos vetores. Um mutirão de limpeza de resíduos que possam ser o meio dos criadores, além de um trabalho de orientação com panfletagem. Mas só a prefeitura não será capaz de reduzir a proliferação da dengue, nós precisamos do apoio da população”, alertou o coordenador de vigilância em saúde, Herlly Eleres.
O município tem utilizado novas estratégias feitas por profissionais da saúde para mapear os casos já comprovados.
“Nós mudamos a política das ações acompanhamos as pessoas que estão com os sinais e sintomas característicos da dengue e com isso conseguimos mapear para realizar um trabalho na sua região e reduzir os casos”, esclareceu Herlly.
Os cuidados com a dengue devem ser constantes, e cada um pode fazer a sua parte eliminando possíveis focos da dengue e não deixando água parada em lugar nenhum.