Saúde da Mulher
(Foto: )
Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) realizou o primeiro dia de mamografias e coletas para o exame preventivo de colo de útero (PCCU), Papanicolau, em parceria com o Hospital de Amor, destinado às moradoras do Jardim Taquari, região Sul de Palmas. Os atendimentos foram realizados na carreta disponibilizada pelo hospital, estacionada em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A ação continuará até sexta-feira, 1º de março, das 8 às 18 horas.
Os exames estão sendo ofertados gratuitamente, sem necessidade de agendamento prévio. É necessário apenas comparecer ao local com documentos pessoais. A ação tem como objetivo atender não apenas as moradoras do Jardim Taquari, mas também os bairros circunvizinhos.
Aos 55 anos, a assistente de serviços gerais Ana Rosa Borges compartilhou que esta é a segunda vez que realiza os exames na carreta do Hospital de Amor. “Fiquei sabendo da ação por meio do grupo de WhatsApp que participo do Cras e como era na região onde eu moro, não pude deixar de vir”, destacou.
A enfermeira do Hospital de Amor Rute Cristina desempenha um papel fundamental na equipe da carreta, sendo responsável pelos atendimentos. Ela enfatizou que essas atividades são direcionadas, principalmente, às mulheres que vivem em áreas mais afastadas do centro, onde o acesso a tais serviços pode ser difícil. “O principal foco do nosso trabalho é o rastreamento do câncer de colo de útero, visando que, uma vez que essa mulher seja diagnosticada, o tratamento se inicie o quanto antes e dando a ela uma maior chance de cura, um tratamento menos demorado e mais eficaz” , ressaltou.
A Semus informa que o PCCU é indicado para mulheres com idades entre 25 e 64 anos, enquanto a mamografia é recomendada para aquelas entre 40 e 69 anos. Além disso, a mamografia deve ser feita pelo menos uma vez ao ano ou sempre que a paciente perceber alguma alteração na mama. Quanto ao exame preventivo, ele é recomendado anualmente, mas após dois resultados normais consecutivos, pode ser feito a cada três anos.
Texto: Annady Borges - estagiária sob supervisão da Coordenação de Jornalismo da Semus
Tags
Semus Saúde da mulher Prevenção em Saúde Taquari
Relacionadas
-
Fesp
Profissionais da Atenção Primária à Saúde participam de seminário sobre hanseníase
Ocorreu nesta quinta-feira, 30, o seminário para os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o ‘manejo clínico e reaçõ... -
SEMUSSaúde de Palmas se reúne com senadora da república para apresentar demandas e captar recursos federais
-
INVESTIMENTOSaúde de Palmas discute obras prioritárias para ano de 2025
-
MonitoramentoSemus instala mais um ciclo de armadilhas para capturar Aedes aegypti
-
Abastecimento da redeSaúde de Palmas recebe mais uma remessa de medicamentos e insumos nesta segunda-feira, 20
-
Abastecimento da redeSaúde recebe primeira remessa de insumos para normalização dos estoques
-
ServiçoAgendamento para castração de cães e gatos começa no dia 27 de janeiro