CARNAVAL DE TODAS AS CORES
Foto: João Gomes - Agência Belém
A Aldeia Cabana está em festa com os desfiles oficiais de carnaval das Escolas de Samba do Grupo Especial, realizados pela Prefeitura de Belém. Antes dos desfiles das escolas nesta sexta-feira, 1, o público foi brindado com a apresentação especial dos artistas que compõem "Os Baluartes do Samba”, que desfilaram na Aldeia Cabana resgatando a história do Carnaval Paraense.
Considerados “A Velha Guarda da Folia”, mais se 120 carnavalescos do grupo fizeram uma viagem no tempo homenageando as escolas de samba, blocos carnavalescos e personagens que marcaram gerações do carnaval brasileiro.
“Estamos resgatando os antigos carnavais e todos aqueles personagens que foram fundamentais para a história e legado do carnaval. A gente quer tentar resgatar um pouco dessa cultura que foi esquecida mas precisa ser valorizada”, ressalta Aldir Paixão, 62 anos, carnavalesco e membro do grupo.
Saudade e nostalgia
Trazendo saudade e nostalgia, as vozes marcantes de Xaxá, Theo Pérola Negra e Creusa Gomes tomaram conta da Aldeia emocionando a população que aguardava ansiosamente os desfiles das cinco primeiras escolas do Grupo Especial que desfilarão nesta sexta. “A gente cantou com muita alegria e emoção sobre a nossa história e sobre o nosso carnaval. Cantamos sobre os bons tempos da Presidente Vargas, da Doca e dos tempos de ouro que o carnaval passou na nossa cidade”, declarou Xaxá.
"Os Baluartes do Samba" entraram na avenida acompanhados do prefeito Edmilson Rodrigues, da presidente da Fumbel, Inês Silveira, e do presidente da Liga das Escolas de Samba-ESA, Fernando Guga. Representando a cultura popular, o cantor Pinduca participou do cortejo emocionado. Ele declara:
“Estou honrado por participar dessa abertura e poder fazer parte do carnaval, resgatando a nossa cultura. Temos que valorizar o que é nosso e o que é do Pará”, ressalta Pinduca.
O grupo “Os Baluartes do Samba” foi criado para valorizar e relembrar os carnavais que marcaram época em Belém e ao longo do ano realizam atividades e participam de eventos que mantêm viva a cultura carnavalesca paraense.
Confira as escolas do grupo especial que desfilam na noite desta sexta, 1:
1ª - Boêmios da Vila Famosa
Enredo: Dom Bruno - O Cavaleiro de Emaús e a República da Caridade
2ª - Os Colibris
Enredo: É Tecno, é Pop, é Som! Nas ondas sonoras da águia de fogo
3ª - Deixa Falar
Enredo: Carabao, O Segredo da Multiplicação. O Búfalo Que Vale Ouro
4ª - Matinha
Enredo: Epaminondas Gustavo – Chama O Pessuá, O Caboclo D`Odivelas Vai Passar
5ª - Embaixada de Samba do Império Pedreirense
Enredo: Em Belém de Nazaré Tem Reza, Batuque e Samba No Pé.