CARNAVAL DE TODAS AS CORES
Foto: Amarilis Marisa/ Agência Belém
Com o enredo “Em Belém de Nazaré tem Reza, Batuque e Samba no Pé”, a Embaixada de Samba do Império Pedreirense encerrou a primeira noite dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Já eram quase duas horas da manhã deste sábado, 2, quando a escola entrou na Aldeia Cabana de Cultura Amazônica David Miguel, no bairro da Pedreira, para celebrar todas as crenças e o respeito à fé de cada povo. A Embaixada foi a quinta e última escola a desfilar, mas o público não arredava o pé das arquibancadas e calçadas da Pedro Miranda.
O médico Fábio Evangelista largou o plantão em um hospital, no bairro do Umarizal, para ir direto à passarela do samba belenense, conferir a apresentação das escolas. “Fiquei surpreso com a qualidade das fantasias e alegorias. Estavam todas muito bonitas, mas a minha torcida vai para a Escola de Samba da Matinha”, revelou o folião.
Há três anos atuando como puxador de samba oficial da Império Pedreirense, Preto Melodia, 36, cantava seu amor pela folia de Momo. “O Carnaval vai muito além de festa popular. Ele é renda e emprego para muitas pessoas que se dedicam o ano inteiro para o ápice, que é este desfile. Quem ama, cuida. E eu amo esta escola e me entrego à ela”, destacou o puxador.
Trajetória de conquistas
A Embaixada de Samba do Império Pedreirense desfilou com nove alas, três carros alegóricos e 1.200 brincantes.
A escola surgiu no dia 6 de dezembro de 1951. Em 1958, mudou o nome para Embaixada de Samba Pedreirense e tornou-se a escola de samba pioneira do bairro da Pedreira. No ano de 1964, a Embaixada ganhou o primeiro título pelo Grupo 1; em 1968 veio o segundo título pelo Grupo 1; no carnaval de 1996 ficou em 3º lugar pelo Grupo 1; pelo Grupo 1 foi campeã nos anos de 2003, 2006 e 2009. E em 2018, foi campeã do Grupo 2. No carnaval de 2023, a escola ficou em 8º lugar.
Transmissão do carnaval
A Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Comunicação Social (Comus), transmite ao vivo, em seu canal no Youtube, os dois dias de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval Belém de Todas as Cores 2024.
Os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial continuam na noite deste sábado, 2.
- Confira a programação:
>> 19h - Bloco Afro Axé Dudu, Bloco Afoxé Ita Limi Sinavuru e Bloco Fofó de Belém, com Eloy Iglesias .
>> Piratas da Batucada
Enredo: Por Mares Nunca Dantes Navegados.
>> 21h10 - Império de Samba Quem São Eles
Enredo: Preamar da Cultura do Pará.
>> 22h40 - Bole Bole
Enredo: Juriê – A Fantástica Energia da Amazônia Paraoara.
>> 23h30 - Acadêmicos da Pedreira
Enredo: Na Sombra da Samaumeira, O Velho Mundo em Minha Aldeia.
>> 00h40 - Rancho Não Posso me Amofiná
Enredo: Isso Que é Amor. Onde o Rancho For, Eu vou!
>> 01h50 - Xodó da Nega
Enredo: Nossa Majestade, O Carnaval