Educação

Mais de 200 paraenses aprenderam a ler e escrever com projeto

Programa encerra ciclo de cinco anos com mais de 500 professores capacitados e legado fundamental para a educação de Paragominas

Em 2022, 16% das pessoas analfabetas no Brasil tinham 60 anos ou mais, segundo o IBGE. Felizmente, também foi nesta faixa de idade a maior queda da taxa de analfabetismo do país. Comparando com 2019, houve uma redução de 2,1 pontos percentuais, e em relação a 2016, a queda foi ainda mais significativa, com 4,5 pontos a menos, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: Educação 2022.

Um exemplo é o senhor José Pereira, morador do município de Paragominas, no Pará. Aos 63 anos, ele aprendeu a ler e escrever graças ao programa Território do Saber, uma iniciativa da Hydro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMEC). “O momento mais feliz que tive foi quando aprendi a escrever meu nome. Agora, quero continuar aprendendo cada vez mais, ter uma profissão, saber pegar um ônibus e viajar, ler as placas das ruas para saber para onde ir sem precisar perguntar para as pessoas”, conta.

O Território do Saber, que teve início em 2019 e concluiu seu ciclo em 2024, não se limitou à alfabetização de mais de 200 jovens, adultos e idosos (AJAI). Ele também promoveu ações de apoio à gestão e formação de profissionais ligados à educação. Mais de 500 pessoas, incluindo professores, coordenadores, diretores, técnicos e lideranças de escolas urbanas, do campo, indígenas e da própria SEMEC participaram dos cursos, seminários, oficinas e demais encontros promovidos pela iniciativa.

A professora Joelma Portela, com 15 anos de atuação na rede municipal de ensino de Paragominas, destaca o impacto do programa: “Digo com toda a certeza que o Território me deu voz. Ele trouxe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organizada para aprendermos e termos autonomia e segurança na sala de aula. Participar destas formações foi um presente para todos nós. O programa nos deixa um legado imensurável, de trabalhar a real necessidade de um aluno, ter um olhar diferenciado para cada um deles”.

O currículo da Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos (AJA) foi construído coletivamente durante os encontros do Território do Saber, com proposta curricular formulada por consultores, alfabetizadores e representante dos alunos. “A parceria do Território com a população de Paragominas enriquece, dignifica e eleva o conhecimento, a sabedoria e a autoestima do nosso povo. O conhecimento levado ao jovem, ao adulto, ao idoso, é enriquecedor e renova a vida e as esperanças das pessoas”, conclui a vice-prefeita de Paragominas, Vera Lúcia.

O Território do Saber publicou ainda dois livros físicos e quatro ebooks com reflexões, metodologias e contribuições acumuladas ao longo dos cinco anos do projeto. “A educação é o maior legado que podemos deixar. Ela é transformadora e pode ser propagada e multiplicada. Qualificando profissionais de educação, contribuímos com a condução de mudanças sustentáveis em Paragominas, apoiando a formação de uma geração de crianças, jovens e adultos mais capacitados e habilitados para o futuro. O conhecimento dado a essas pessoas é real e fundamental, abrindo horizontes e novas visões de mundo aos participantes”, resume Anderson Martins, diretor industrial da Hydro Paragominas.


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