EDUCAÇÃO INCLUSIVA
O Centro de Referência em Inclusão Educacional Gabriel Lima Mendes (Crie) marcou presença na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes promovendo nesta segunda-feira, 20, uma programação inclusiva e interativa no estande da Secretaria Municipal de Educação (Semec). O espaço se transformou em um ambiente acolhedor, onde visitantes de todas as idades puderam participar de atividades lúdicas, curtir apresentações musicais, explorar exposições e receber orientações educativas.
Entre os destaques da programação estava Alain Kaleo da Silva Correa, estudante do 5º ano da Escola Remígio Fernandez, situada no Distrito Administrativo de Mosqueiro. Alain é um jovem inventor que, com apenas 10 anos, já demonstra um talento notável para a criação de dispositivos práticos e inovadores. No estande, ele apresentou suas invenções, como um ventilador portátil, um carregador portátil, um gerador a manivela, uma minilixadeira para objetos pesados e uma mini luminária para leitura.
“Eu fico muito feliz de poder contar para outras pessoas sobre as minhas criações e quando crescer quero seguir na área de robótica”, afirma o estudante.
A história de Alain é inspiradora. Ele começou a se interessar por invenções aos cinco anos, quando passou a assistir vídeos sobre o tema. Motivado pela curiosidade e pelo desejo de criar, ele desenvolveu suas habilidades de maneira autodidata. Atualmente, Alain está inscrito em um curso de informática, que frequenta há dois meses, com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e potencializar suas criações.
"Ele gosta de mostrar para os coleguinhas e os professores estão tentando ajudar muito,procurando também meios que possam dar asas pra ele fazer o que gosta. Hoje ele está aqui apresentando alguns dos seus projetos e estou bem feliz de estar vendo a alegria dele de estar mostrando", contou Janaina Correa, mãe do Alain.
A programação do Crie Gabriel Lima Mendes na Feira Pan-Amazônica demonstrou o compromisso da Prefeitura de Belém com a educação inclusiva e o desenvolvimento integral dos estudantes. A presença de Alain e suas invenções foi um testemunho vivo do poder transformador da educação.
Tags
Serviços
Relacionadas
-
CULTURA REGIONAL
Festival das Tacacazeiras celebra a gastronomia e o patrimônio cultural do Pará neste final de semana
-
MOBILIDADE
Primeira linha operada por ônibus elétricos passa a circular no sistema BRT
-
MÚSICA E PATRIMÔNIO
Nova edição da Seresta do Carmo traz educação patrimonial e shows regionais nesta sexta-feira,6
-
PREVIDÊNCIA MUNICIPAL
Aniversariantes de setembro têm 60 dias para fazer prova de vida
-
TERRA DA GENTE
Programa de regularização fundiária faz pré-cadastramento de moradores da Terra Firme em Belém
-
MOBILIZAÇÃO CULTURAL
Teatros da Amazônia buscam reconhecimento como Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas
-
COP-30
Mais de cem taxistas de Belém iniciam aulas de língua estrangeira
-
CIDADANIA
Prefeitura de Belém entrega 365 cartões Passe Fácil e encerra atendimento itinerante em Mosqueiro
-
VERÃO 2024
Último final de semana inicia com movimento intenso a caminho dos balneários de Belém
-
OPERAÇÃO VERÃO 2024
Linha Mosqueiro-São Brás recebe reforço operacional durante as férias de julho