INESTIMENTOS
A Alubar obteve neste semestre a Declaração Ambiental de Produto (EPD - Environmental Product Declarations - na sigla em inglês) para os vergalhões de alumínio produzidos na Alubar Métaux, fábrica do grupo localizada na província do Quebec, no Canadá. O documento permite à empresa mapear as emissões de gases do efeito estufa em toda a sua cadeia produtiva, elevando a transparência sobre seus processos ambientais e garantindo mais confiabilidade para clientes, investidores e parceiros.
Atualmente, a Alubar Métaux emite 5,33 toneladas de dióxido de carbono equivalente (CO2 Eq) por tonelada produzida, um índice considerado bom, visto que, para ser considerado um fornecedor sustentável de vergalhões, o fabricante deve emitir menos de 8 toneladas de CO2 Eq por tonelada de material produzido.
A certificação avalia critérios como a origem do alumínio, a distância das viagens, matérias-primas, rejeitos, uso de energia, entre outros aspectos que envolvem a operação industrial. Todas as informações estão consolidadas em um relatório de ciclo de vida, que foi revisado por auditores externos da consultoria Ageco.
Para Marco Bernardotto, diretor de operações da Alubar no Canadá, a EDP ajuda a empresa a se manter em conformidade com as regulamentações ambientais que estão em constante evolução, fornecendo uma estrutura padronizada para medir e relatar o desempenho ambiental, além de apontar oportunidades de melhoria nos processos industriais, para que a empresa contribua cada vez mais no combate às mudanças climáticas. “A EPD fortalece o relacionamento com clientes, investidores, funcionários e comunidade, demonstrando o compromisso que a empresa tem com a responsabilidade social corporativa e sustentabilidade”, destaca o diretor.
Como funciona - Para obter a Declaração Ambiental de Produto é necessário realizar uma análise do ciclo de vida do produto. No caso da Alubar Métaux, que trabalha com transformação de alumínio, isso inclui a extração e o processamento da matéria-prima desde o minério primário (bauxita), passando pelos produtos intermediários (alumina e alumínio fundido), até o transporte, processamento de resíduos, descarte e reciclagem do produto final, que são os vergalhões.
“A produção do EPD segue a especificação ISO 14025 e 21930. Todos os dados foram previamente auditados e validados por uma empresa independente dos Estados Unidos, a Industrial Ecology Consultants”, explica Bernardotto. Ao final do processo, a declaração é publicada no site da Canadian Standard Association (CSA Group), organização global líder em pesquisa, desenvolvimento, educação e defesa de normas norte-americanas. Clique aqui e confira os parâmetros da EDP dos vergalhões de alumínio da Alubar Métaux.
Sobre a Alubar - O Grupo Alubar é uma indústria de transformação que fabrica cabos elétricos, vergalhões e ligas de alumínio. A empresa é a maior fabricante de cabos elétricos da América Latina e a maior produtora de vergalhões de alumínio do continente americano. Há 26 anos no mercado, a Alubar iniciou suas atividades em Barcarena, no Pará, polo industrial que sedia a maior planta produtiva da companhia. Atualmente, o Grupo Alubar também possui unidades em São Paulo e no Rio Grande do Sul, além de fábricas e escritórios comerciais nos Estados Unidos e Canadá.