RESULTADO POSITIVO
Quase 60% das escolas da rede municipal de ensino realizaram eleições diretas para a escolha do gestor escolar, e isso foi um dos muitos resultados positivos da atual gestão municipal, na área de educação. “Demos um passo muito importante, mas o exercício democrático exige paciência, tolerância e a prática diária de convivência com os diferentes, em busca de um objetivo comum”, declarou a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos.
A avaliação ocorreu durante o I Seminário de Gestão Democrática: as instâncias colegiadas da/na escola e a qualidade da educação, realizado nesta terça-feira, 26, no auditório do Senai/PA. O evento contou com a presença de vários especialistas em gestão escolar, deliberações colegiadas, gestão financeira, controle social e políticas públicas educacionais.
Antes de 2021, a maioria das escolas tinha como gestores pessoas que ocupavam cargos de DAS, geralmente indicadas por vereadores de Belém. Por isso mesmo, a primeira tarefa da gestão do prefeito Edmilson Rodrigues foi promover eleição direta para os gestores, com a participação da comunidade escolar.
Durante o seminário também ocorreu a posse dos membros do Grupo de Representantes de Conselheiros Escolares (GCED). Aos empossar os conselheiros, a secretária Araceli Lemos destacou que a gestão escolar, na perspectiva democrática, foi uma meta que norteou os quatro anos da administração da Secretaria Municipal de Educação (Semec).
Cidade alfabetizada, inclusiva, antirracista e conectada
A defesa da vida, do meio ambiente, a garantia de saúde para os estudantes e uma educação inclusiva também nortearam a meta de colocar Belém no patamar de uma cidade alfabetizada, educadora, leitora, inclusiva, antirracista e conectada. “Para isso, explicou a secretária de Educação, trabalhamos sempre com decisões colegiadas, dividindo os erros e acertos da gestão pública”.
O seminário foi encerrado com a posse dos integrantes do GCED e com a entrega de prêmios sorteados entre os representantes dos diversos fóruns de gestão democrática da educação.