Esporte

Neste sábado, 15, a partir das 7h30, haverá aula prática na Associação de Remo Guajará. Serão ministradas aulas técnicas e práticas, incluindo tempo de aula ideal, como entrar e sair do barco, como colocar e tirar os remos, colocar e tirar o barco na água, equipamentos e acessórios de treino, entre outras atividades.
Voltado à formação de técnicos de Para-remo gratuitamente, o curso Iniciação ao Para-remo será ministrado pelo professor Fernando Carvalho, da Confederação Brasileira de Remo (CBR). Para o professor, o desenvolvimento do Para-remo na região Norte do Brasil é uma grande aposta.
“Nossa ideia é transformar Belém em um novo marco no desenvolvimento do Para-remo, podendo ser o elo entre as várias capitais da região e podendo ser este centro formador. Apostamos muito nisto”, torce Carvalho.
Guajará e o Para-remo
A Associação de Remo Guajará realiza um trabalho há mais de 10 anos em Belém, treinando e formando atletas paraenses. Em novembro de 2018, foi o primeiro clube da Região Norte e único clube paraense a levar uma paratleta a uma competição oficial. Renata Moraes representou a Guajará e o Estado do Pará no Campeonato Brasileiro Paralímpico de 2018.
Este ano, a missão da Associação é identificar potenciais talentos que possam integrar a Seleção Brasileira com foco nas Paralimpíadas de 2028.
A formação de pólos de Para-remo resulta de uma parceria firmada entre o Comitê Paralímpico Brasileiro e a Confederação Brasileira de Remo, Federação Regional, clube ou associação que realizam trabalhos para Pessoas com Deficiência.
A intenção dos polos é captar novos talentos e formar paratletas de alto rendimento que possam integrar a Seleção Brasileira de Para-Remo.
Em Belém, a APAE e Associação de Remo Guajará firmaram parcerias e realizam um trabalho conjunto de iniciação ao esporte de remo olímpico para pessoas com pessoas com deficiência intelectual e síndrome de down sob orientação conjunta dos técnicos Raimundo Araújo e Beatriz Araújo, da Associação de Remo Guajará e dos professores da APAE Jessé Vitor e Pedro Henrique.
Serviço: Aula Prática na Associação de Remo Guajará
Dias: 15 de fevereiro de 2025 (Sábado)
Hora: 7h30
Público-alvo: Profissionais de Educação Física, Técnicos de Remo e pessoas com deficiência
Local: Associação de Remo Guajará, Av. Bernardo Sayão, 3224 - Marina de Belém (antigo Iate Clube)