CANAL DIRETO



Foto: Pedro Valdez/Secom Belém
O último sábado de março foi marcado por uma série de serviços e atrações na Praça da República, no bairro da Campina, em Belém, durante o evento que encerrou o Mês da Mulher na capital. Promovido pela Prefeitura de Belém, o projeto Belém por Elas contou com a participação de diversas secretarias municipais, entre elas a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (Semmac), que levou um projeto de doação de mudas.
Lançado em janeiro, o projeto Cidade Verde tem como objetivo reflorestar a cidade, seja por iniciativas próprias ou com a ajuda de parceiros, incluindo a população. “Trouxemos mais mudas ornamentais para distribuir às mulheres porque queremos tornar o município mais verde, mais sustentável e mais resiliente. Por isso incentivamos as pessoas a nos ajudarem a alcançar essa meta. Esta foi uma ação simbólica para estimular a população a se engajar nessa causa”, explicou Juliana Nobre, secretária titular da Semmac.

Ainda na área ambiental, com serviços voltados à limpeza, conservação e manutenção urbana, a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel) realizou, pela primeira vez, o Protocolo Itinerante.
A iniciativa busca aproximar os serviços da pasta da população, permitindo que moradores solicitem reparos em ruas esburacadas, limpeza de bueiros e poços de visita, denunciem pontos de descarte irregular de lixo e entulho, requisitem manutenção ou instalação de novos pontos de iluminação pública e obtenham informações sobre o setor de necrópole municipal. O Protocolo Itinerante abre um canal direto de diálogo entre a Sezel e os cidadãos, que recebem um documento no próprio evento para acompanhar o andamento de suas solicitações.
“Nossa Secretaria já recebe denúncias pelo site da Prefeitura, mas agora também estaremos presentes nas ações do Protocolo Itinerante, para facilitar o atendimento à população. Queremos garantir essa proximidade e oferecer um serviço mais ágil”, destacou Thayta Martins, secretária titular da Sezel.
A iniciativa foi bem recebida por moradores, como Deusa Dantas, 45 anos, secretária doméstica, que aproveitou a oportunidade para solicitar melhorias na rua onde mora. “Gostei muito da ideia porque a gente precisa. Moro na Terra Firme, e nossa rua fica muito alagada. Às vezes, por não ter onde colocar o lixo, a gente acaba jogando na rua. Mas falei pro meu esposo: ‘Bora ter paciência porque agora vai melhorar um pouco pra gente’”, disse a moradora da Rua 27-70, próxima à UFPA.

De acordo com a Sezel, já na primeira semana de abril, as equipes da Prefeitura começarão a atender as demandas registradas no Protocolo Itinerante, sem prejuízo às ações já em andamento, como a Operação Tapa-Buracos 2 e o Belém Limpa.
A ação final do Belém por Elas foi organizada em conjunto pelas secretarias municipais da Mulher e de Zeladoria. Além dos serviços oferecidos, o evento proporcionou um dia de beleza às mulheres presentes na Praça da República, com cortes de cabelo, maquiagem e outros cuidados, em parceria com a Faculdade Cosmopolita. Também foram distribuídas roupas completas, por meio de uma parceria com a loja Áquila Barone. Após a transformação, as participantes ganharam um ensaio fotográfico nas escadarias do Theatro da Paz, realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação.
“Todas as secretarias uniram forças para este grande evento. Foi a primeira edição, mas com certeza teremos muitas outras para valorizar as mulheres e reforçar sua importância na sociedade. Precisamos lembrar que podemos chegar onde quisermos”, afirmou a secretária Thayta Martins.
A esteticista Carol Silva, 40 anos, aproveitou os serviços de beleza e elogiou a iniciativa. “É maravilhoso, né? Porque é muito difícil a gente ter esse momento para nós. E hoje, tudo gratuito. Foi uma manhã maravilhosa para aproveitar cada oportunidade que nos deram. Teve limpeza de pele, maquiagem, vacinação… A gente quase nunca tira esse tempo para se cuidar. Estou gostando muito”, afirmou.

O Belém por Elas reuniu mais de dez secretarias e órgãos municipais, oferecendo diversos serviços gratuitos à população.