GESTÃO PARTICIPATIVA






Foto: Ascom Sesma
Teve início nesta quarta-feira, 9, no Hotel Sagres, a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). O evento, que segue até quinta-feira, 10, tem como tema central “A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e reúne cerca de 700 participantes, entre usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais do setor, gestores, representantes de movimentos sociais e convidados.
A conferência é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e tem como objetivo discutir os principais desafios enfrentados pelos profissionais da área, propor avanços nas políticas públicas e fortalecer o controle social na construção de um sistema de saúde mais justo e humanizado.
Compromisso com o SUS
Na cerimônia de abertura, o secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina, destacou sua trajetória na saúde pública e reafirmou o compromisso da gestão municipal com a valorização dos profissionais e a melhoria das estruturas da rede.
“Eu sou fruto do investimento público e da confiança de quem acredita no SUS. Hoje, estamos trabalhando em diversas frentes: restaurando o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), qualificando a Ouvidoria, reestruturando unidades básicas e contratos de fornecimento de insumos. Ontem o prefeito Igor Normando esteve em Brasília com o ministro Padilha [Alexandre Padilha, da Saúde], garantindo orçamento para a requalificação de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Queremos que as propostas que surgirem aqui tenham impacto real e sejam replicáveis em todo o País”, afirmou o secretário.
Durante o evento foi reforçada a importância da promoção da saúde integral dos trabalhadores. Para Victor Maués, diretor de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde da Sesma, a conferência representa um marco no reconhecimento das necessidades dos profissionais da saúde.
“Falar da saúde do trabalhador é falar de saúde mental, saúde da vida, saúde física e psicológica. Estamos construindo um perfil epidemiológico dos nossos servidores para agir de forma preventiva e garantir qualidade de vida. Saúde não é apenas ausência de doença, é também planejamento financeiro, acesso à rede de cuidados e lazer”, destacou Maués.
Daniel Teixeira, gerente da UBS do Carananduba, no distrito de Mosqueiro, celebrou o espaço de escuta e construção coletiva proporcionado pela conferência.
“Para a gente é muito importante esse momento, para discutir a saúde dos trabalhadores e dos usuários. Mosqueiro passou anos abandonado, então esse momento é fundamental para resgatar e trabalhar por uma saúde de qualidade. Agradeço à Prefeitura de Belém e à Sesma por esse olhar diferenciado. Espero que daqui saiam grandes avanços para a saúde de Belém”, disse Daniel.
Reginaldo Júnior, gerente da Casa Dia e trabalhador da rede municipal, participa dos debates e reforça a necessidade de garantir os direitos dos trabalhadores da saúde.
“É uma fase nova que se inicia, em que o trabalhador precisa se sentir representado. Estamos falando de humanização, de comportamento, de dignidade. A saúde do trabalhador envolve aspectos físicos, psicológicos e emocionais. É fundamental garantir que esse profissional esteja bem para cuidar do outro”, ressaltou.
A promotora de Justiça Fábia Fournier, chefe da Procuradoria de Demandas de Saúde e coordenadora da Câmara de Resolução de Demandas de Saúde (CRDS), participou da abertura da conferência e reforçou o papel do Ministério Público na busca por melhorias para os trabalhadores.
“Sabemos da urgência em dar dignidade aos trabalhadores. Que essa conferência não olhe para o que nos separa, mas para o que nos une. Aqui temos representantes de muitos que não puderam estar. Que os debates e propostas aqui construídos possam avançar para as conferências estadual e nacional, levando soluções reais”, declarou.
Avanços concretos e participação democrática
A programação segue nesta quarta-feira até as 17h, e continua durante toda esta quinta-feira, 10, com rodas de conversa, plenárias temáticas e a eleição dos 16 delegados que representarão Belém na 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.
Ao longo do evento serão elaboradas propostas que seguirão para as etapas estadual e nacional, contribuindo para a construção de políticas públicas que valorizem e protejam quem atua em prol da saúde da população.