Hip hop
A cultura de rua amazônida ganha voz, palco e potência com a primeira Copa Paraense de Rimas, novo projeto da tradicional Batalha de São Brás, o maior movimento de hip-hop do Pará. O festival estadual de freestyle rap faz seletivas em Belém nesta quarta-feira (11). O evento começa às 19h30, na Praça Dalcídio Jurandir, na Cremação, com entrada gratuita.
A Copa é uma expansão da icônica Batalha de São Brás, maior movimento de hip hop do Pará, criado em 2013. Pela primeira vez, o projeto ganha dimensão estadual, com seletivas em 16 cidades e uma grande final marcada para o dia 23 de agosto, em Belém. A iniciativa fortalece a cena do rap de improviso e valoriza a arte periférica produzida na Amazônia, colocando os holofotes sobre a potência cultural da juventude nortista.
“A Copa Paraense de Rimas é mais do que um campeonato — é uma afirmação da nossa identidade. O rap feito na Amazônia carrega nossas águas, florestas e favelas. É discurso ambiental e ferramenta de transformação social”, destaca o rapper e produtor cultural Daniel ADR, idealizador do projeto.
Semana de formação gratuita na Usina da Paz
Mais do que batalhas de rima, a Copa promove um verdadeiro festival de cultura de rua, com oficinas, cursos, ações sociais e apresentações de artistas locais e nacionais. Nesta semana, Belém também recebe uma programação formativa gratuita, até 11 de junho, na Usina da Paz do Guamá, em Belém. Chamado de Laboratório de Rima e Resistência, o ciclo formativo traz aulas práticas sobre produção de conteúdo, poesia falada, comunicação comunitária e empoderamento feminino no hip-hop. As oficinas acontecem no auditório da UsiPaz. Para participar, basta comparecer ao local. Mais informações no perfil @batalhadesaobras no Instagram (https://www.instagram.com/batalhadesaobras/).
Grande final
Ao todo, 16 MCs serão classificados para a grande final. Cada seletiva é uma vitrine de talentos que emergem das periferias e territórios esquecidos, reafirmando o rap como linguagem de denúncia, criação e pertencimento. Toda a jornada será registrada em um média-metragem documental, previsto para estrear ainda este ano, em sintonia com a COP30, conferência climática da ONU que será realizada em Belém.
Próximas seletivas da Copa Paraense de Rimas:
- 11/06 – Belém
- 14/06 – Castanhal e Aveiro
- 15/06 – Ananindeua
- 21/06 – Capanema e Barcarena
- 22/06 – Marabá
- 23/06 – Parauapebas
- 28/06 – Itupiranga e Conceição do Araguaia
- 29/06 – Tucuruí
- 04/07 – Altamira
- 15/07 – Breves
- 16/07 – Última vaga por curadoria
- Final: 23/08 – Belém (local a confirmar)
A entrada é gratuita em todas as etapas. Acompanhe a programação completa nas redes da Batalha de São Brás e nos canais oficiais do projeto (https://www.instagram.com/batalhadesaobras/ ).