FESTIVAL
Goiânia volta a ser palco do Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra e ganha um dia a mais de programação. O evento chega à sua 2ª edição entre os dias 12 e 14 de novembro, no Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG). O Festival une cinema, música e afroempreendedorismo, oferecendo mostras, feira, shows, oficinas e o 1º Encontro de Mulheres Negras do Cinema de Goiás, com mesas temáticas. A entrada é gratuita, aberta e acessível a toda a comunidade.
Pioneiro no estado com foco na produção artística de mulheres negras, o Festival Diaspóricas de Cinema e Música Negra é realizado pela Coletiva Diaspóricas, em co-realização com a Aniz Produções e o Labamba Estúdio. O evento conta com a parceria do Sebrae em atividades formativas voltadas para afroempreendedoras nos períodos pré e pós-evento, integrando a Feira Anadir Cezario de Afroempreendedoras e o 1º Encontro de Mulheres Negras do Cinema de Goiás.
Alinhada a essa proposta de protagonismo e formação, o Festival contará com duas mostras que reúnem obras das cinco regiões brasileiras, com destaque para cineastas do Centro-Oeste. A Mostra de Videoclipes (não competitiva) selecionará produções dirigidas por mulheres negras, tendo o som autoral de artistas independentes como elemento central de sua narrativa.
Já a Mostra Marta Cezaria de Curtas-Metragens selecionará filmes (ficção, documentário, animação, experimental ou híbrido) dirigidos ou codirigidos por mulheres negras. As obras devem ter de 5 a 30 minutos de duração e finalização a partir de janeiro de 2023. Todas as obras selecionadas receberão taxa de licenciamento e, na Mostra Marta Cezaria que tem caráter competitivo, também haverá premiação em dinheiro e troféu assinado pela artista visual goiana Dara. Os filmes concorrem nas categorias de Melhor Filme (júri popular), Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora.
A mostra homenageia Marta Cezaria, pioneira do movimento negro feminista em Goiânia. Cineasta que estreou na área aos 60 anos, Marta percorreu quilombos goianos e entrevistou 152 mulheres para o documentário Se Eu Fosse Uma Flor (2013). Ela também é fundadora da ONG Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado e figura central na luta contra o racismo e o sexismo em Goiás.
Ambas as mostras contam com cotas regionais de seleção e debates com as realizadoras após as exibições. As cineastas selecionadas receberão hospedagem, alimentação e transporte gratuitos fornecidos pelo festival. As inscrições seguem abertas até o dia 27 deste mês. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis no Instagram do evento: https://www.instagram.com/festivaldiasporicas/.
A programação também conta com oficinas e mesas temáticas com presenças confirmadas de cineastas como Juh Almeida, Glenda Nicácio e Renata Diniz, além da iniciativa inédita do 1º Encontro de Mulheres Negras do Cinema de Goiás, que reunirá trabalhadoras do cinema e audiovisual goiano com membros da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan). A iniciativa busca potencializar estratégias de ação para valorização do cinema negro do Centro-Oeste.
“O Festival tem se consolidado como uma janela de visibilidade ao cinema feito por mulheres negras, afirmando a nossa potencialidade de empreender e de criar mesmo em um mundo que ainda é hostil e desigual para nós. Disputamos narrativas quando nos empenhamos em criar um espaço de afirmação que celebre as nossas vivências. Assim, podemos, então, contar nossas histórias e criar representações valorosas sobre ser negra ou negro”, comenta Ana Clara Gomes, diretora e idealizadora do festival.
O Festival
Nesta 2ª edição o Festival traz a Música Preta Brasileira ao centro do Brasil, como lugar de pertencimento e conexão. No Palco Afrogoianidades, serão 9 apresentações musicais com o protagonismo negro feminino como destaque, dentre grupos musicais regionais e nacionais. Os shows acontecem nos três dias de evento, iniciando sempre às 18h30. O lineup será divulgado em breve.
Além de cinema e música, o evento abre espaço para a economia criativa. A Feira Anadir Cezario reunirá expositoras goianas de segmentos como artesanato, gastronomia, vestuário e serviços de bem-viver. As afroempreendedoras interessadas em participar podem se inscrever até o dia 09 de outubro, através do link disponível no Instagram do evento: https://www.instagram.com/festivaldiasporicas/. As selecionadas receberão uma formação ministrada pelo Sebrae, parceiro do evento.
A feira homenageia Anadir Cezario, assistente social, cofundadora da ONG Dandara no Cerrado e liderança na luta contra discriminações de raça e gênero. Anadir criou o Coletivo de Mulheres da Comurg e lidera o projeto Mulheres que Transformam Lixo em Lucro, no qual garis e catadoras transformam recicláveis em artesanato e renda.
Coletiva Diaspóricas
A Coletiva Diaspóricas é uma organização da sociedade civil formada majoritariamente por artistas negras, focada na inclusão produtiva, capacitação e geração de renda para mulheres nos setores do audiovisual, da música e do afroempreendedorismo.
A sua origem está diretamente ligada ao Projeto Diaspóricas, criado em 2022. O que começou como uma série audiovisual de cinco episódios sobre a resistência de musicistas negras contra o racismo e o sexismo cresceu rapidamente e tomou proporções multilinguagens. A expansão do projeto deu origem a dois longas-metragens premiados nacional e internacionalmente, além de pesquisas acadêmicas, shows, oficinas e cine-debates pelo país.
Foi justamente a partir da força e da articulação desse projeto inicial que nasceu a Coletiva Diaspóricas. Hoje, a instituição é responsável por gerir o festival e diversas frentes formativas e produtivas, mantendo todas as suas ações gratuitas com o propósito de fortalecer uma economia autônoma para mulheres negras nas artes.
Acompanhe as novidades sobre o Festival Diaspóricas pelo Instagram: https://www.instagram.com/festivaldiasporicas/
Relacionamento com a Imprensa
Email: contato@pitayacomestrategia.com.br
Natália Carneiro - 71 99102-2086
Rubian Melo – 71 99105-0346
Relacionadas
-
PLANEJAMENTO
Vai financiar o primeiro imóvel? Especialista orienta como se preparar para realizar a compra com segurança
A compra do primeiro imóvel continua entre os principais objetivos dos brasileiros e, mesmo diante do cenário de juros, o mercado imobiliário mantém sinais de aquecimento. No primeiro semestre de 2026... -
BELEZA
Da memória afetiva à tendência: como a newstalgia inspira a nova coleção da Avon
Algumas histórias permanecem no imaginário coletivo mesmo após décadas. Mudam as gerações, os formatos e os contextos, mas personagens e imagens específicas continuam capazes de despertar uma sensação... -
BELEZA
Natura apresenta 8 óleos corporais para deixar a pele aveludada e cheirosa
A Natura, marca líder em cuidados pessoais e beleza no Brasil¹, pioneira no desenvolvimento de óleo corporal no Brasil, vê o produto como protagonista na rotina de quem busca uma pele macia, perfumada... -
vem com a vibe!
Por que você ainda está de fora? Studio Vibe reúne novidades em saúde, movimento e estética em Ananindeua
Você já pensou em encontrar, no mesmo espaço, cuidados para o corpo, recuperação física, Pilates, fisioterapia e tratamentos estéticos? Se ainda não conhece o Studio Vibe, talvez esteja na hora de des... -
Cultura Pop
Multiverso Geek + Conecta 2026 agita cena nerd em Belém
Belém se prepara para receber uma grande celebração da cultura pop que será realizada neste domingo, dia 27 de setembro de 2026, das 10h às 20h, no Hangar – Centro de Convenções que recebe o Multivers... -
SHOW
Leoni celebra trajetória em show comemorativo no Grêmio Português, em Belém
O cantor, compositor e escritor Leoni, ex-integrante do grupo Kid Abelha, chega a Belém para show neste sábado, dia 26 de setembro para apresentar o show “Leoni no Grêmio – Turnê Baladas Sortidas”, em... -
Música
Zeca Baleiro revisita sucessos de mais de três décadas de carreira em show de piano e voz em Belém
O show “Piano & Voz”, de Zeca Baleiro, chega a Belém para quatro apresentações, de 30 de setembro a 3 de outubro, sempre às 19h, na CAIXA Cultural Belém – Porto Futuro II. Um dos mais autênticos c...