ASSOCIATIVISMO

Nova diretoria da Faciapa é eleita e empresário Nélio Lourenço assume o comando a partir de 2027

Eleição foi realizada em assembleia geral em 30 de outubro para o mandato 2027/2028. Isan Anijar, presidente da ACP, será 1º vice-presidente, e Fábio Lúcio, presidente do CRA-PA, assume a vice-presidência regional da área metropolitana e Marajó.

A Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa) elegeu, na sexta-feira, 30 de outubro de 2026, sua nova diretoria para o biênio 2027/2028. Em Assembleia Geral Ordinária destinada à eleição e renovação do Conselho Diretor, o empresário Nélio Lourenço foi escolhido para presidir a entidade a partir de 1º de janeiro de 2027, em substituição a Leonardo Pinheiro.

Composição da nova diretoria

A chapa que assume a federação no próximo ano tem o empresário Isan Anijar, presidente da Associação Comercial do Pará (ACP), no cargo de 1º vice-presidente, e o administrador Fábio Lúcio de Souza Costa, presidente do Conselho Regional de Administração do Pará (CRA-PA), como vice-presidente regional da área metropolitana e Marajó. O CRA-PA divulgou nota oficial parabenizando a nova diretoria eleita para o mandato 2027/2028 e destacando a participação do próprio presidente na composição da equipe.

Continuidade no comando

A chegada de Nélio Lourenço à presidência não representa uma ruptura no comando da federação. O empresário ocupou a vice-presidência da Faciapa no biênio 2025/2026, ao lado de Leonardo Pinheiro, a quem substituirá — uma sucessão entre presidente e vice que sinaliza continuidade da estratégia da entidade. Pinheiro, primeiro presidente vindo do sul do Pará na história da Faciapa, foi eleito em 30 de outubro de 2024, por aclamação, em Belém, e empossado em janeiro de 2025, em Salinópolis, no comando da diretoria de 26 membros que cumpre mandato de dois anos. A cobertura regional da eleição destaca que a gestão de Lourenço tende a reforçar a representatividade do nordeste paraense dentro da federação.

Quem é Isan Anijar

O 1º vice-presidente eleito preside a ACP desde abril de 2026, para o biênio 2026/2028, quando sucedeu Elizabete Grunvald. Sócio-diretor do Grupo Marmobraz, Anijar foi laureado com o título de 'Empresário do Ano' pela própria associação e conduz sua gestão com pauta centrada na modernização do mercado, na atração de investimentos e na inovação tecnológica.

Quem é Fábio Lúcio

Novo vice-presidente regional da área metropolitana e Marajó, o administrador Fábio Lúcio preside o CRA-PA e acumula funções relevantes no associativismo paraense: é presidente da Assembleia Geral da ACP, membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/PA e integra o vocalato da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa). Na gestão anterior da Faciapa, ele já havia ocupado vice-presidências administrativo-financeira e de secretário, o que soma experiência à área regional mais densa em associações da federação.

Sobre a Faciapa

Criada para integrar e fortalecer as associações comerciais e empresariais do estado, a Faciapa reúne entidades de todas as regiões do Pará e conta com diretoria composta por 26 membros, com mandato de dois anos. A federação integra o Sistema CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil), e a ACP — a mais tradicional das associações do estado — é sócia fundadora da entidade.

A diretoria eleita assume em 1º de janeiro de 2027 e conduzirá a federação até 2028. Até a publicação desta matéria, a data oficial da cerimônia de posse e a lista completa dos demais cargos da diretoria ainda não haviam sido divulgadas oficialmente pela entidade.


Relacionadas