

Foto: Ionaldo Rodrigues/ Ascom Curro Velho
Crianças, adolescentes e jovens do ProPaz nos Bairros vão participar do projeto Tumdumdum - Festival de Percussão Socioeducativo, através das oficinas que serão ministradas na Fundação Curro Velho na sexta-feira, com ênfase na questão social, através da cultura. De acordo com Elaine Oliveira, coordenadora do ProPaz nos Bairros, será um momento de troca entre professores e alunos. "As aulas que eles teriam nos polos na sexta-feira serão ministradas dentro do festival, por outros professores, o que vai possibilitar uma interação diferente, pois não será tratada apenas a percussão de uma forma tradicional: serão utilizados também elementos alternativos”, explicou a coordenadora.
Com ênfase na percussão, o projeto surgiu com o objetivo de valorizar os músicos e grupos culturais envolvidos nessa modalidade, considerando o crescimento e amadurecimento da instrumentalidade musical no Estado. Além disso, o projeto possibilita a visibilidade e o reconhecimento do instrumento através de vivências, oficinas, palestras e apresentações musicais. Parceria entre Instituto de Artes doPará - IAP, Fundação Curro Velho e Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará, vai reunir mais de 30 atrações durante três dias em Belém.
Ao todo participarão das oficinas 19 crianças do Polo da Terra Firme (Ufra), 40 crianças do Polo da UFPA e mais 44 crianças do Polo do Mangueirão. Dentro do ProPaz as oficinas acontecem diariamente. Nelas são ministradas aulas de serigrafia, desenho e percussão.