Pará em Obras
Foto: Antônio Silva/Ag. Pará
"Antes, a gente passava a tarde inteira sem água, porque ela ia embora depois do almoço e só voltava no início da noite. O transtorno era muito grande para podermos fazer coisas simples, como lavar louça e roupa. Agora não, tudo está melhorando”. O depoimento, da funcionária pública municipal Inês Lobato, de 33 anos, demonstra a angústia por que passavam diariamente centenas de famílias do município de Ponta de Pedras, no arquipélago do Marajó.
Essa realidade agora é outra. No último dia 20 de fevereiro, o governador Simão Jatene entregou à cidade um novo sistema de abastecimento de água, concluído no final do ano passado, pela Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb), obra que beneficiou diretamente mais de 2,5 mil pessoas da zona urbana da cidade.
Segundo o titular da Seidurb, Luciano Dias, a intervenção incluiu a construção de três novos artesianos e reparos em todo o sistema de captação, armazenamento e distribuição da água. Mais de 200 novas ligações domiciliares foram implantadas. “O sistema, sozinho, não abastece a cidade como um todo, mas aumenta potencialmente a capacidade de captação e distribuição. O investimento é de um milhão e duzentos mil reais, dos governos federal e estadual. A obra, contratada pela Seidurb, foi oficialmente repassada para a Cosanpa (Companhia de Saneamento do Pará) administrar”, destacou.
De acordo com o secretário, investimentos da mesma natureza estão sendo aplicados em outros municípios da região. Em Limoeiro do Ajuru, por exemplo, 96% da obra do sistema de água da cidade estão concluídos, com previsão de inauguração ainda no primeiro semestre deste ano. O mesmo deve ocorrer em Muaná, onde duas obras, também relacionadas a melhorias no sistema de abastecimento da água, estão sendo finalizadas.
A presidente da Cosanpa, Noêmia Jacob, ressaltou que, no caso de Ponta de Pedras, além dos poços artesianos, também foi criado um novo reservatório de água, estrutura que não existia. “Antes, a água vinha direto do poço e era distribuída, agora não, ela vai passar por todo o processo, da captação à reservação, o que vai fazer com que ela esteja mais frequentemente na casa das pessoas”, pontuou, lembrando que a Cosanpa já está programada para iniciar a escavação de um novo poço na cidade. O início da construção está previsto para o mês de junho. Com isso, será resolvida em definitivo a questão da falta d’água em toda a área urbana do município.
Segundo Jacob, o novo sistema de abastecimento de água de Ponta de Pedras também prioriza a qualidade da água, passando a realizar, a partir de então, a retirada da substância ferro da água. “Sempre foi realizado o tratamento bacteriológico, com a utilização do cloro, mas agora o ferro também passa a ser focado. Ponta de Pedras é um município abençoado, pois tem um lençol freático bom, a água é de muito boa qualidade”, avaliou.
A obra trouxe ainda mais qualidade de vida para pessoas como o auxiliar Gilson Ribeiro, de 35 anos. Pai de dois filhos pequenos e morador do conjunto habitacional Albertino Boulhosa, no bairro do Mutirão, ele fez questão de levar o pequeno Gilson, de dois anos, para cumprimentar o governador Simão Jatene durante a entrega do empreendimento. “Que seja muito bem vinda essa água tratada, o governador está de parabéns”, comemorou.
A vizinha dele, a dona de casa Simone Santos, de 26 anos, é mais uma das beneficiadas pela obra. Cansada de ter que ir buscar água em tonéis e baldas nas casas de parentes, ela já não via a hora de sair dessa rotina. Mãe de cinco filhos pequenos, ela também foi contemplada pelo programa Cheque Moradia do governo do Estado. “Deus e o governo do Estado estão me dando essas duas bênçãos, por isso estou muito feliz. Agora, para a minha alegria ficar completa, só falta eu concluir a minha casa, o que eu vou conseguir graças ao Cheque Moradia”, contou.
Detalhamento da obra:
Conclusão: dezembro de 2013
Andamento da obra: 100%
Valor da obra: R$ 1,2 milhão
Empresa responsável: Design Engenharia
Secretaria responsável: Secretaria de Estado de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb)
Órgão beneficiado: Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa)