Cultura

O ator, diretor, bonequeiro e manipulador Jef Cecim é o entrevistado do programa “Coxia”, que estreia nova temporada na próxima segunda-feira (17), às 19 h, na TV Cultura (Canal 2). Gravado no palco do Theatro da Paz, com direção de Nassif Jordy e apresentação de Linda Ribeiro, o programa refaz a trajetória de artistas de várias linguagens.
Jef Cecim começou sua trajetória em 1995, no Usina Contemporânea de Teatro. “O grupo tinha um núcleo de formas animadas, coordenado pelo Roberto Paiva”, relembra Jef Cecim, que ficou encantado pela magia dos bonecos no espetáculo “Virando ao inverso”. “Decidi que era aquilo que eu queria fazer, achando que seria mais fácil do que ser ator no palco”, conta ele.
Outro espetáculo que também influenciou o artista foi “O Primeiro Milagre do Menino Jesus”, em que o ator Alberto Silva Neto era dirigido por Roberto Paiva.
Um dos fundadores da In Bust Teatro com Bonecos, Jef Cecim também esteve à frente do grupo Usina de Animação, no qual criou e dirigiu espetáculos. A carreira solo começou em 2006, e desde então ele vem experimentando novas parcerias e produções, entre Belém e São Paulo. Atualmente, desenvolve o projeto “Mater Dolores”, por meio da Funarte (Fundação Nacional de Artes), inspirado no conto de Maria Lúcia Medeiros.
Serviço: Programa “Coxia”, com Jef Cecim. Nova temporada. Estreia na próxima segunda-feira (17), às 19 h, na TV Cultura (canal 2). Reprise na terça-feira (18), às 14 h.