Agricultura
Foto: Divulgação
Couve, cariru, alface, chicória e cebolinha, cultivados em uma horta implantada no ano passado, já estão reforçando a merenda escolar de 160 crianças, na faixa etária de 2 a 8 anos, atendidas na Creche Casulo, no bairro do Icuí, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém.
Ocupando um espaço de 450 m², a horta – implantada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) - conta com 10 canteiros, e será ampliada com a construção de mais cinco canteiros. Professoras e pais de alunos participaram da implantação e ajudam a manter a horta. “Fizemos a construção dos canteiros, preparamos para o cultivo, com adubação orgânica e uso de defensivos naturais, e uma vez por semana fazemos a manutenção”, disse Luiz Carlos Franciscatto, técnico da Emater.
Segundo a coordenadora pedagógica da creche, Cristiane Epifane, a implantação da horta propicia a segurança alimentar e qualidade aos alimentos consumidos. “Melhorou a qualidade da alimentação escolar, e isso ajuda no nosso orçamento, pois não precisamos comprar essas hortaliças, o que representa uma economia de 10% no orçamento. Além disso, há famílias que já estão construindo hortas em suas casas”, informou.