Celebração








Foto: Tássia Barros - Comus
Conhecida por suas diversas praias de água doce, a ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, completa nesta segunda-feira, 6, 120 anos de muitas histórias. Com 17 km de água doce, o distrito é um dos destinos preferidos dos paraenses, já que fica a pouco mais de 70 km de Belém.
A descoberta da região como balneário se deu no final do século XIX, quando muitos estrangeiros durante o período áureo da borracha costumavam passar os fins de semana na ilha. Os ingleses, da Pará Eletric Railways Company, foram responsáveis pela instalação de energia elétrica e de meio de transporte interno. Os alemães, franceses e americanos eram, em sua maioria, funcionários de companhias estrangeiras.
Com isso, não demorou muito para que seringueiros e balateiros da região do Marajó e a própria população de Belém, seguissem os passos dos europeus e americanos. Assim, começaram a se erguer na orla vivendas e trapiches para facilitar o embarque e desembarque da população. O rio era, até então, o único meio de acesso à bucólica ilha.
Em julho do ano passado, Mosqueiro foi presenteada com um mapa turístico, onde veranistas podem acompanhar os principais pontos turísticos da região, entre eles o Porto do Pelé, o mercado de Carananduba e praias como as do Chapéu Virado e Murubira. “O mapa foi pensado para atender as eventuais necessidades do turista. Então ele contém a localização de postos médicos, policiais, e dos correios, assim como dos principais pontos turísticos da ilha”, comentou o coordenador da Belemtur, Maikenn Souza, na época do lançamento do documento.
Saneamento
Algumas ruas do distrito vêm recebendo obras de saneamento. A ação faz parte da série de atividades que contemplam, ainda, os distritos de Icoaraci e Outeiro. Os serviços englobam terraplenagem, drenagem e asfaltamento de vias e serão realizados nas seguintes ruas e passagens: Rua Floresta, Passagem Benta Maria, Rua Pau Roxo, Rua São Geraldo, Passagem Igrejinha, Passagem Diamantino de Oliveira, Passagem Diva Palheta, Passagem Aragão, Rua Nova, Rua Ramiro Trindade, Rua Camilo Salgado, Rua Terra Alta, Rua Variante II, Rua Corinthiana, Estrada do Marahú, Rua Cristina Trindade, Rua Elma Trindade, Beira Rio do Murubira, Rua Paquetá e Passagem Vasco da Gama.
Habitação
Está previsto para dezembro do próximo ano, a entrega do Residencial Viver Mosqueiro. Serão oferecidas 1.000 unidades habitacionais para famílias interessadas em adquirir um imóvel. Os apartamentos, que fazem parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”, estão sendo construídos na rodovia Augusto Meira Filho.
Educação
A Escola Municipal Remigio Fernandez, localizada no distrito de Mosqueiro, está sendo reconstruída. A obra possibilitará a substituição da cobertura, do piso das salas de aula, além de toda a atualização da rede elétrica. A unidade ganhará, ainda, um novo revestimento e pintura. Para a diretora da instituição, Iracema Cesar Jardim, a reforma deve melhorar o ambiente e aumentar a qualidade do ensino. “Todos os alunos já estão ansiosos para voltarem às aulas, que começam no dia 3 de agosto, e usufruir de toda nova estrutura e das salas novas", comenta contente, a diretora.
A reforma do local, que iniciou em abril, tem o prazo de 120 dias para ser finalizada. O investimento total para a reconstrução da escola é de R$ 476.199,44. “Já sou aluna da escola há muitos anos, e nunca vi uma reforma aqui. Uma das melhorias que precisa é na parte dos ventiladores. Vários estavam quebrados, e agora, esperamos que essa reforma atenda esses nossos pedidos”, comenta a estudante Raquel da Silva, de 13 anos.
A unidade atende a 1200 alunos, divididos nos turnos da manhã, intermediário, tarde e noite. No momento, as aulas estão paradas devido à reforma.
Verão
Para este mês de julho, a bucólica Mosqueiro receberá uma vasta programação de verão que atingirá crianças e adultos até o final do mês.
Aos finais de semana, veranistas podem assistir a shows de artistas regionais nos palcos montados no distrito. Entre as atrações estão músicos como Viviane batidão, Anjos do Melody, Cheiro Verde e Angela Carlos.
Confira a programação musical na ilha. Todas as atrações se apresentam no palco da Praia do Chapéu Virado:
10/07
20h à 01h – Banda Cheiro Verde
11/07
20h à 01h – Anjos do Melody
17/07
20h à 01h – Viviane Batidão
18/07
20h à 01h – Juan Penna
24/07
20h à 01h – Angela Carlos
25/07
20h à 01h – Pankadão do Forró
31/07
20h à 01h – Camarote Vip
01/08
20h à 01h – Bom de Farra