Vistoria
Uma visita técnica às obras do Terminal de Integração do Bus Rapid Transit (BRT) Belém, reuniu na tarde desta quinta-feira, 23, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho e o governador do Estado, Simão Jatene. O objetivo foi conferir o avanço dos serviços visando a ação experimental que acontecerá a partir do final deste mês.
Considerada uma das maiores obras de mobilidade de Belém, o BRT nesta primeira fase – experimental - vai funcionar a partir do Terminal de Integração do Mangueirão e seguirá até o ponto de retorno em São Brás, em frente à Praça da Leitura, ligando os dois pontos em uma viagem de, aproximadamente, 20 minutos.
Durante a visita, o prefeito e o governador verificaram o avanço das obras na área do público - a galeria subterrânea -, a área externa, que já está com o piso totalmente concretado e a estrutura metálica pronta para receber a cobertura já a partir da próxima semana.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Cláudio Soares, a cada nova visita é possível constatar o dinamismo da obra. “Estamos trabalhando diariamente e contamos com o apoio de 800 homens para entregar esta primeira etapa do sistema”, destacou. Em relação à área do entorno do Terminal, o engenheiro informou que já foi iniciado o processo de iluminação externa, bem como a implantação de mudas, na compensação ambiental pelas espécies retiradas durante a construção.
Para Zenaldo, essa é uma grande conquista. “Estamos muito felizes, porque esta obra integra todo um sistema de transporte coletivo de BRT e ônibus convencional e aqui nós teremos um belíssimo complexo – o Mangueirinho -, obra que o governador está concluindo e que juntamente com o nosso terminal do BRT Belém, certamente fará com que essa área seja absolutamente renovada e valorizada, aliada a um sistema de transporte moderníssimo”, enfatizou o prefeito.
Operação - Quem estiver vindo de Icoaraci e Outeiro poderá acessar o BRT no Terminal de Integração, assim como aqueles que estiverem no sentido São Brás – Augusto Montenegro,trecho onde o BRT vai funcionar nesta fase inicial.
A proposta neste momento é que 15 ônibus articulados realizem viagem dentro da canaleta do BRT. Os ônibus do BRT serão operados com auxílio de um sistema informatizado que contará com serviços de monitoramento por câmera e GPS, além de rede de dados por fibra óptica e serviços de comunicação visual e sonora.
Em relação à obra, o governador Simão Jatene destacou a importância para a mobilidade da população. “Essa obra vem para melhorar a qualidade de vida das pessoas, para fazer com que elas possam circular na cidade mais rápido, com mais conforto, segurança e tranquilidade. Eu festejo e parabenizo o prefeito Zenaldo porque acompanhei de perto o esforço que ele fez, e está fazendo, para que a gente possa superar os gargalos desse caminho”, declarou
Em relação ao transporte, Jatene afirmou que “agora Belém vai ter a oportunidade de ver efetivamente o que é um BRT. Esse é o sistema de transporte de ônibus rápido, que integra e se integra ao sistema convencional, mas faz isso de forma racional, melhorando a condição de circulação da população. A mobilidade urbana ganha muito com isso”, avalia o governador.
Mangueirinho
Além de visitar as obras do BRT Belém, o governador Simão Jatene, acompanhado do prefeito Zenaldo Coutinho, inspecionou as obras de acabamento do Ginásio Poliesportivo do Estádio Olímpico do Pará, o “Mangueirinho”, que segue em ritmo acelerado. O novo espaço de esporte e lazer está com mais de 95% de sua estrutura finalizada.