Infraestrutura
Um trecho da PA-150 localizado no Km 67, próximo ao entroncamento com a PA-256, no município de Tailândia, no nordeste paraense, será recuperado pela Secretaria de Estado de Transportes (Setran), devido aos danos causados pela chuva em um bueiro no domingo, 2. Com 39 anos de implantação, a tubulação se desgastou pelo próprio efeito do tempo e da intensa vazão de água neste período do ano.
O local já foi aterrado provisoriamente para manter o fluxo de veículos e receberá manutenção diária da Setran até o término do período chuvoso. A prefeitura de Tailândia também vem colaborando com a obra por meio da doação de piçarra para a conservação do trecho danificado.
Antes do início das obras na tubulação, a Setran investirá na manutenção de dois atalhos paralelos à rodovia. Os trechos foram cedidos por meio de um acordo entre a Setran e a Agropalma e serão utilizados para manter o fluxo de carros quando a obra da nova tubulação for iniciada. “A chuva dificulta as ações das máquinas para a manutenção dos trechos alternativos. Precisamos de pelo menos dois dias de sol para que as modificações que faremos não sejam alteradas pelo volume de água”, explica o engenheiro da Setran, Luiz Henrique Moraes, responsável pela obra no local.
Os desvios de 1,70 Km de extensão, no lado direito, sentido Moju-Tailândia e de 2,80 Km, também no sentido Tailândia-Moju serão drenados, nivelados, sinalizados e receberão um revestimento primário para que possam receber o fluxo de veículos da rodovia. Toda a obra será acompanhada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que destacará seis policiais para o ordenamento do trecho, e pelo Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran), que enviará 12 agentes. Ambas as equipes atuarão 24 horas por dia, se revezando em turnos, para que o trânsito possa fluir normalmente sem prejudicar o trajeto dos motoristas ou a conservação do trecho em manutenção.
Após a finalização das obras do desvio, a Setran iniciará os serviços de recuperação do bueiro, que têm previsão de 25 dias corridos de duração. O trabalho consiste em execução do lastro em concreto ciclópico (tipo de fundação em pedras para sustentar a tubulação), assentamento da linha dupla do bueiro com diâmetro de 1,00m; reaterro com areia e seixo, sub-base e base em seixo e recomposição da camada asfáltica em CBUQ (asfalto específico para rodovia).
A nova tubulação terá sua estrutura reforçada e um aumento de 30% (ou mais) na vazão. Os tubos anteriores possuíam 0,80m e estavam assoreados pelos sedimentos do córrego que ali passa. A nova estrutura terá 1,00m sem nenhuma barreira para diminuir o fluxo das águas. O volume de água é intenso neste período de chuvas, porém, em outras épocas do ano é considerado de baixa vazão, sem oferecer efeito algum sobre a estrutura.
Uma rota alternativa para os veículos que fazem o trajeto Marabá-Belém é seguir o caminho a partir do distrito de Morada Nova, pela BR-222, até o município de Dom Eliseu. A partir dali o motorista deve pegar a BR-010 (Belém/Brasília) e depois a BR-316, indo até Belém. Veículos que saem de Belém em direção ao Sul e Sudeste do Pará podem fazer o sentido inverso.
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