Capacitação
O município de Conceição do Araguaia é hoje o segundo maior produtor estadual de abacaxi, atrás apenas de Floresta do Araguaia. Esse foi um dos motivos que o fez ser escolhido para a realização de um encontro técnico que antecede a colheita da safra 2019 da fruta. O Pará, atualmente, é o primeiro lugar no hanking nacional, com uma produção de aproximadamente 350 milhões de frutos exportados para a União Europeia, Estados Unidos e Mercosul.
O VIII Encontro Técnico da Produção de Abacaxi faz parte do Programa de Transferência e Difusão de Tecnologia da Produção Integrada de Abacaxi, implantado no Pará pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará). Haverá visitas técnicas em lavouras de abacaxi e um "Dia de Campo" para discutir novas tecnologias para cultura da fruta, melhoramento genético, assistência técnica e crédito rural.
Produtores de Abacaxi da região sul do Pará participarão do curso sobre tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas, ministrado pelo engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia, Marcelo da Costa Ferreira, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal. O curso faz parte da programação do Encontro Técnico, que encerra na próxima sexta-feira (8), no campus do Instituto Federal do Pará (Ifpa), no município de Conceição do Araguaia. Durante o ecerramento, será aberta oficialmente a colheita da safra 2019 no município.