TAC
O titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Mauro O'de Almeida, em conjunto com a equipe do órgão, fez uma visita técnica nesta sexta-feira (8) à mineradora Hydro, em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém. O objetivo foi verificar in loco se a empresa está cumprindo as cláusulas previstas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
"Foi um encontro esclarecedor. A ideia era que a gente pudesse se informar sobre as atividades que o empreendimento exerce e sobre as técnicas de prevenção. Nesse sentido houve uma boa transferência de informação", avaliou.
O TAC foi assinado em setembro do ano passado, entre a empresa e o Ministério Publico do Estado (MPE), Ministério Publico Federal (MPF), Procuradoria Geral do Estado (PGE) e Semas. No documento, são listadas as obrigações que a mineradora precisaria cumprir após o incidente no período chuvoso nos dias 16 e 17 de fevereiro do ano passado.
No total, existem 34 cláusulas no Termo. Dessas, 19 ainda estão no prazo para serem cumpridas. A mineradora já apresentou à Semas os documentos que apontam a conclusão dos outros 14 pontos e o órgão ainda avalia se as ações foram realizadas de forma satisfatória.
Uma das medidas tomadas foi o monitoramento on-line. Na semana passada, 31 novas câmeras foram instaladas para a observação em tempo real do nível das bacias da empresa, totalizando 39 equipamentos, mas o posicionamento de algumas câmeras foi questionado durante visita desta sexta.
"Nós tivemos uma conversa aberta sobre a necessidade de cumprimento do TAC em todas as suas cláusulas. E a necessidade que elas [cláusula] sejam cumpridas de formas técnicas conforme o determinado", ponderou, Rodolpho Zahluth Bastos, secretário adjunto da Semas.
Atualmente, a mineradora envia a Semas relatórios diários sobre o nível das bacias de rejeitos.
Tags
SEMAS
Relacionadas
-
Recursos Hídricos
Consultas públicas para elaboração de Plano encerram em Belém
-
Transparência
Santarém sedia segunda consulta pública para o Plano de Recursos Hídricos
-
Mudanças climáticas
Pará defende economia com sustentabilidade em Fórum no Rio de Janeiro
-
Serviços essenciais
Conselho aprova licença ambiental emergencial em calamidade pública
-
Meio Ambiente
Semas conclui vistoria em barragens de mineradora em Paragominas
-
Estado e prefeituras
Trabalho integrado amplia eficiência do controle ambiental
As águas do Igarapé Braço do Antero, no município de Capitão Poço, no nordeste do Pará, já voltaram à tonalidade normal depois de um trecho apresentar uma coloração esbranquiçada. A situação chamou a... -
Meio Ambiente
Fórum pede integração com o Estado nas questões ambientais
-
Sustentabilidade
Conselhos estaduais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos iniciam as ações de 2019
-
Previsão do tempo
Fim de semana será de dias chuvosos e maré alta no Pará
-
Tucuruí
Fiscalização apreende mais de 5 toneladas de pescado