Por Todo o Pará

Moradores do Baixo Amazonas vão propor metas ao novo PPA

O segundo dia de programações em Santarém inicia com audiência pública relacionada à elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023, um dos principais instrumentos de planejamento de gestão. A participação popular em um momento tão determinante para as ações de Governo que serão realizadas ao longo dos próximos 4 anos é mais um dos propósitos atendidos pelo programa Governo por Todo o Pará.

O governador Helder Barbalho estará à frente da programação ouvindo as demandas da região de integração do Baixo Amazonas, a partir das 8h30 desta quinta-feira (21), no auditório do campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Em seguida, o chefe do Executivo segue para a Ação Cidadania do Programa ParáPaz, que oferecerá serviços diversos à população em parceria com diversos órgãos estaduais.

Saúde – No final da manhã, Helder se dedicará a uma série de visitas a locais que são fundamentais para a rotina dos moradores da região. A primeira será às instalações do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer e que assiste a uma população estimada em 1,1 milhão de pessoas residentes em 21 municípios do oeste do Pará.

Esporte – A agenda do início da tarde inclui paradas nas obras de reforma e ampliação do Estádio de Futebol Barbalhão. O complexo, que passará a ter capacidade para 22 mil pessoas, vai contar com um novo centro de treinamento para atletas, vestiários, banheiros para o publico, espaço de restaurante e lanchonetes, novo sistema de iluminação, amplo estacionamento e elevador para pessoas com necessidades especiais.

O Ginásio Poliesportivo de Santarém também será visitado pelo governador. Iniciadas em 2013, as obras já foram concluídas em 80% e a engenharia responsável aguarda apenas a diminuição da quantidade de chuva para finalizar a estrutura metálica. O projeto contempla salas administrativas, banheiros, vestiários, lanchonete, estacionamento, duas bilheterias, recepção, saguão de entrada, setor de apoio ao turista e capacidade para 5 mil pessoas.

Infraestrutura – A última ida a canteiros de obra do dia será onde funcionará o Terminal Hidroviário de Santarém, uma área de 3,6 mil metros quadrados de área construída com sala de embarque e desembarque de passageiros, guichês para venda de passagens, guarda-volumes, banheiros, fraldário, praça de alimentação e espaço para órgãos intervenientes – incluindo a Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Juizado de Menores, Conselho Tutelar, Receita Federal, Polícia Militar, entre outros. O terminal de cargas terá 5,6 mil metros quadrados de área para uso das empresas de transporte fluvial.

Aproximação – Helder Barbalho encerra o dia participando de uma sessão itinerante realizada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), às 15h, na Uepa, e depois, às 16h, de uma eeunião ampliada com o Procurador-Geral de Justiça do Estado do Pará, Gilberto Martins, além de promotores de Justiça da Região Administrativa do Baixo Amazonas.

As atividades do Governo por Todo o Pará seguem pelos dias 22 e 23, com entregas de obras e mais visitas. Estratégia de interiorização que objetiva aproximar a gestão estadual da população de todo o Estado, o programa chegará ainda a Marabá entre 3 e 5 de abril e, posteriormente, a Breves, nos dias 10, 11 e 12 do mesmo mês. Esses dois próximos destinos escolhidos visam o atendimento ao sul e sudeste do Estado e ao Marajó.

Tags

Hospital Regional do Baixo Amazonas PARAPAZ PorTodoOPará SANTAREM

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder