Segurança
Menor município do Estado em contingente populacional (com pouco mais de 3,3 mil habitantes, segundo o IBGE), Bannach, na região sul do Pará, recebeu na tarde desta sexta-feira (5) a visita do governador Helder Barbalho, que já havia estado na sede municipal na condição de ministro da Integração Nacional. Agora, como chefe do Executivo estadual, voltou para inaugurar uma Unidade Integrada de Polícia (UIP) - investimento superior a R$ 1,3 milhão -, e anunciar novos investimentos, como a liberação de cinco quilômetros de asfalto para a sede do município, a futura inauguração de uma agência do Banco do Estado do Pará (Banpará) e um convênio para a construção de pontes em vicinais.
A Unidade Integrada de Polícia de Bannach foi construída com recursos do Tesouro estadual. A estrutura inclui salas para o delegado e investigadores, salas de ocorrência e reconhecimento, alojamento, celas para homens e mulheres, copa/cozinha e sala do comando da Polícia Militar (PM). A solenidade de inauguração integrou o último dia da programação "Governo por Todo o Pará" nas regiões sul e sudeste.
Para o tenente-coronel Keythson Valente, do 17° Batalhão da PM, sediado em Xinguara, e responsável pelo pelotão subordinado de Bannach, a nova Unidade Integrada de Polícia vai oferecer mais conforto e segurança para os agentes, e um atendimento mais qualificado para a população. "Hoje, nós temos apenas uma viatura na cidade, até pela falta de um ambiente adequado onde pudéssemos guardar os veículos. Com a inauguração, já vamos autorizar a vinda de mais duas motocicletas para o pelotão, o que vai ajudar muito no trabalho de policiamento ostensivo", informou.
Prevenção - A mesma opinião tem o delegado José dos Santos, superintendente regional do Alto Xingu, responsável pela Polícia Civil em Bannach. Segundo ele, a nova estrutura, que une os órgãos da segurança pública no mesmo espaço, fortalece e facilita o atendimento à população, além de proporcionar mais segurança aos próprios agentes. "Nessas unidades, por conta da união dos órgãos, nós temos a possibilidade de trabalhar a prevenção dos conflitos, para evitar que eles evoluam para o fato criminoso, o que é de suma importância para a sociedade", ressaltou.
A aposentada Maria Borges, 67 anos, é natural do Estado do Tocantins, mas vive na região há cerca de 50 anos. Viúva, com seis filhos e oito netos, ela considera a inauguração da nova Unidade Integrada de Polícia "muito importante, porque estávamos sem delegacia”.
Acompanhado da prefeita de Bannach, Lucineia Alves; do senador Zequinha Marinho; do secretário de Estado de Segurança Pública, Uálame Machado, e do presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Daniel Santos, o governador Helder Barbalho foi recepcionado por crianças atendidas por projetos do município e representantes das comunidades indígenas da região, com destaque para a etnia Kayapó.
Políticas indígenas - Para o segmento indígena, o chefe do Executivo estadual anunciou que o Governo do Pará deve criar, nos próximos dias, um Grupo de Trabalho para atender as demandas de etnias de todo o Estado, o que, no futuro, deverá se transformar em uma Coordenação Estadual. "Quando fui eleito, prometi trabalhar pelas cidades, mas também pelo campo, pelos indígenas, pelos agricultores, pelos quilombolas e por todos aqueles que escolheram o Pará para viver. Foi por isso que fiz questão de estar aqui, com apenas 90 dias de governo, para dizer a Bannach que o tempo do esquecimento acabou, e que estaremos juntos daqui pra frente", disse Helder Barbalho.
Além das obras anunciadas, o governador também disse que analisará com toda a atenção o pleito apresentado pelos produtores rurais de Bannach, a estadualização da vicinal que liga o município à Rodovia BR-155, com cerca de 50 quilômetros, principal via de escoamento da produção local, que se encontra em péssimas condições. "A estadualização, com certeza, será o primeiro passo para que possamos buscar os recursos para a tão sonhada pavimentação da via", afirmou Helder Barbalho.
Tags
Bannach obras PorTodoOPará Segurança Pública
Relacionadas
-
Ações integradas
Roubo de carros cai 53% no Pará de janeiro a maio de 2019
-
Combate à criminalidade
Boletim de ações emergenciais - Segurança Pública
-
Operação Semana Santa
Mais de 120 agentes de segurança garantem tranquilidade na Ilha de Mosqueiro
-
Educação
Visita à Escola Rio Tocantins marca início do Governo por Todo o Pará em Marabá
-
Diálogo
Promotores de Justiça do Baixo Amazonas se reúnem com representantes do Governo
-
Atendimento
Graesp resgata com agilidade criança acidentada no Rio Arapiuns
-
Por Todo o Pará
Ação Cidadania realiza mais de 5 mil atendimentos em Santarém
-
Por Todo o Pará
População participa de sessão especial da Assembleia Legislativa em Santarém
-
Em Santarém
Hospital Regional do Baixo Amazonas ganha classe hospitalar
-
Por todo Pará
Santarém recebe Ação Cidadania com diversos serviços para a população