Sistema prisional

Projetos da Susipe são apresentados à Comissão de Segurança da Alepa

Os projetos da Superintendência do Sistema Penitenciário Estado do Pará (Susipe) foram apresentados aos deputados da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) pelo secretário Extraordinário para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, na tarde de terça-feira (28). Aos deputados Toni Cunha, presidente da comissão, Paula Gomes, Professora Nilse, Miro Sanova e Angelo Ferrari, o titular da Susipe expôs a situação atual do sistema prisional paraense e os novos projetos que visam à melhoria do sistema de segurança do Estado, além do atendimento aos internos e servidores.

“Temos atualmente mais de 22 mil internos para pouco mais de nove mil vagas no Pará. A maioria da população carcerária é de presos provisórios. Para resolver isso temos muitos projetos, dentre eles aumentar o número de agentes prisionais. Também estamos com dois concursos em andamento (C-199 e o C-204). Estamos investindo na saúde dos internos, com novas ambulâncias e melhorias nas enfermarias e Unidades Básicas de Saúde. Na reinserção social temos um total de 1774 internos trabalhando, e queremos fazer parcerias com empresas privadas para aumentar esse número", destacou.

O secretário ressaltou o esforço do Estado para entregar mais de 2 mil vagas até o final de 2019. A metade, disse ele, será entregue até julho deste ano, o que representará maior comodidade aos servidores e mais oportunidades de trabalho aos internos. Os recursos para as obras são disponibilizados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Tesouro Estadual. "Vamos dar início também ao processo de coleta de biometria dos internos. Já solicitamos ao Depen a criação de um Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico. A Colônia Agrícola Penal já passa por obras para melhorar a infraestrutura física, e queremos ainda este ano entregar o pórtico da portaria do Complexo Penitenciário de Santa Izabel”, informou Jarbas Vasconcelos.

O deputado Miro Sanova frisou que “o concurso da Susipe para agente prisional é importantíssimo. Também fiquei feliz em ver o projeto de reforma da colônia agrícola. O preso tem direito à ressocialização e os egressos também precisam de oportunidade”. 

Para o deputado Toni Cunha, “precisamos ter um sistema penitenciário sob o controle do Estado”. (Por Melina Marcelino).

Tags

Alepa obras susipe

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder