VERÃO DE TODOS








Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Com os primeiros raios de sol e muita energia, na manhã deste domingo, 30, a Prefeitura de Belém deu a largada para a Corrida do Sol na ilha de Mosqueiro. A competição, que abre a programação oficial "Verão de Todos 2019", reuniu mais de dois mil atletas na praia do Chapéu Virado.
“A Corrida do Sol é o pontapé inicial deste verão que começou a todo vapor, com este sol maravilhoso. A nossa programação é muito grande, com atividades de lazer, esporte e entretenimento em Mosqueiro, Icoaraci, Outeiro e Belém. Para a corrida foram 1200 inscrições chegando a dois mil atletas que estão correndo na famosa ‘pipoca’. Isso e reafirma o sucesso da prova”, diz o secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Wilson Neto.
Para um percurso de 10 quilômetros os atletas saíram do Porto Arthur seguindo pelo Murubira, Ariramba e praia do Aconchego retornando ao Chapéu Virado.
Foram necessários aproximadamente 25 minutos para os primeiros colocados das categorias masculina e feminina ultrapassarem a linha de chegada. O primeiro lugar masculino ficou, pela quarta vez, com o bragantino Rosivaldo Moreira da Silva, de 41 anos. “Faz 22 anos que corro. Comecei quando meu tio organizou uma corrida de rua na Vila Martins, em Bragança e não parei mais. Participo de várias corridas, entre elas as do Círio, meia maratona do Rio, São Silvestre e já estou me preparando para a corrida do Fogo, em Macapá, na semana que vem. Me preparei muito para a Corrida do Sol, treinei nos turnos da manhã e tarde e estava confiante” comemora Rosivaldo.
A campeã feminina da Corrida do Sol é Adriana Lima Duarte, de 40 anos, militar do Corpo de Bombeiros do Pará. “Eu agradeço a Deus por essa colocação. Lutei muito pra estar aqui, porque vim de um quadro de cirurgia. Mas treinei legal e agora estou muito feliz por esse resultado. A organização foi nota mil, o percurso foi maravilhoso. Sempre tô participando de corridas, mas hoje conquistei minha melhor colocação, fui campeã da prova”.
Esporte é saúde e, para alguns, superação. O advogado Alex Serrão, 39 anos, descobriu há pouco tempo que nasceu com um problema no coração. “Fiz um exame periódico que constatou uma ponte no miocárdio. Não é uma doença. Mas preciso acompanhar. Posso ter uma vida tranquila fazendo exercícios dentro das minhas limitações. É a primeira vez que participo e nas próximas vezes estarei aqui com certeza”, relata Alex.
Wilson Neto ainda ressaltou que o evento valoriza o esporte, pois além do poder de inclusão social e de transformação na sociedade, contribui com a economia local. “É nossa principal bandeira, o mais importante também é que ele pode gerar desenvolvimento para o distrito. Porque acaba atraindo público para as pousadas e restaurantes, fomentando a economia na ilha de Mosqueiro”, avalia o secretário.
Várias academias de Belém participaram do evento que também teve o apoio do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), além das diversas secretarias municipais integradas como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) na organização do trânsito, a Guarda Municipal na segurança e a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) na limpeza urbana.
Confira os campeões da Corrida do Sol 2019:
Feminino
1º Lugar – Adriana Lima Duarte – Corpo de Bombeiros
2º Lugar – Ana Luiza Costa Melo – La Carrera
3º Lugar - Graziella de Assis Malerba – Sprint Assessoria Esportiva
Masculino
1º Lugar – Rosivaldo Moreira da Silva – Remo Runners
2º Lugar – Luiz Gonzaga de Souza Reis – Remo Runners
3º Lugar – Moisés Gaioso Saraiva – Só Corre