Urgência e Emergência

Governo anuncia abertura do Hospital Abelardo Santos para setembro

O Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, funcionará como porta de entrada de atendimento e será gerida pela “Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu”.

O chefe do Executivo estadual esteve, na noite desta quarta-feira (7), ao lado do secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, e do diretor da Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu (instituição vencedora do chamamento público de gestão hospitalar), para firmar o contrato com a Organização de Serviço em Saúde (OSS), que permitirá o funcionamento da unidade. A assinatura ocorreu no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, logo após o XXI Encontro do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

"Entraremos no hospital já nesta quinta-feira (8) e na próxima segunda-feira daremos início à seleção dos profissionais que trabalharão conosco. Estamos comprometidos com o governo e vamos colocar o hospital em funcionamento no mês de setembro", disse o diretor da Santa Casa de Pacaembu, Régis Pauletti.

O Edital deste chamamento foi publicado pela Sespa em 29 de maio de 2019, para a seleção de OSS para a gestão do Hospital Regional Abelardo Santos, que completamente concluído, será o maior do Pará. Participaram do certame, à época, oito instituições.

Dentre as propostas apresentadas, foi julgada como de melhor Técnica e Preço a da “Associação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Pacaembu”, declarada vencedora, com publicação do resultado ocorrida em 10 de julho de 2019.

A implementação dos serviços se dará em duas etapas. A primeira, imediata, com 269 leitos já instalados. A segunda, com acréscimo de mais 100 leitos, quando o hospital passará a contar com 369. "A principal missão no início de governo foi acelerar a abertura do hospital, assim como a colocação de equipamentos e sua estruturação para que a população possa ser atendida da melhor forma. Lamentavelmente, o processo da gestão anterior estava irregular e precisou de investigação do Ministério Público e da Auditoria Geral do Estado, por isso a demora", ressaltou o governador Helder Barbalho.

Diferente do que aconteceu, o contrato a ser celebrado, com todas as cláusulas de monitoramento, controle, avaliação qualitativa e quantitativa de serviços, terá vigência de 60 meses, o que o diferencia dos firmados anteriormente. "Esse foi um processo transparente e diferente dos anteriores, muito mais rígido e efetivo. Com a abertura do novo Abelardo Santos, temos a certeza de começar uma nova página na história da atenção à saúde no Pará", disse Alberto Beltrame, secretário da Sespa.

Serviço: O Hospital Abelardo Santos, em Icoaraci, funcionará como porta de entrada de atendimento. Terá Urgência e Emergência em obstetrícia, urgência referenciada em Pediatria, Neurologia e Nefrologia, Reumatologia, com atendimento 24 horas, além de atendimento Ambulatorial, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico – SADT e Hospitalar.

Tags

Belém Código de Trânsito Icoaraci obras Saúde

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder


      • in this conversation
          Media preview placeholder