CARNAVAL 2020
Com fantasias coloridas e muita disposição para dançar, foliões pularam Carnaval em Outeiro na última terça-feira, 25. O evento, promovido pela Prefeitura de Belém, foi organizado pela Administração Regional de Outeiro (Arout) e pela Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e reuniu centenas de pessoas no estacionamento da Água Boa, local destinado ao desfile das escolas de samba da ilha de Caratateua. Oito escolas se apresentaram.
Animada, Raimunda Teixeira desfilou fantasiada de Copas, um dos trajes da escola Coringas do Samba. “É muito bom brincar o Carnaval, e nossa ansiedade para a chegada desta noite era grande. Ensaiamos muito para brilhar neste lindo espetáculo cultural”, disse a aposentada de 67 anos.
Os amigos Maicon Santos, de 37 anos, e Inarai Vilhena, 20, saíram de mestre-sala e porta-bandeira na escola de samba Raio-X. “Somos moradores da Terra Firme, e neste Carnaval participamos de muitas escolas do centro de Belém. Hoje chegou a vez de dançarmos pela primeira vez em Outeiro”, contou Maicon.
O estudante Marlon Carvalho, de 18 anos, também se divertiu na noite de festa. “Sou morador do bairro Água Boa e levamos à avenida do samba muita alegria e diversão. Meu coração é da escola O Sindicato e sem dúvidas vamos levar o troféu deste ano”, disse o folião.
Desfilaram na terça as escolas Gaviões do Samba, Coringas do Samba, Raio-X, O Sindicato, União da Ilha, Encanto da Ilha, Parafuseta da Caratateua e Estação Primeiro do Samba.
“Nossa programação sem dúvida levou muita alegria e diversão à população de Outeiro e visitante. Tudo feito com muito carinho para celebrar o Carnaval de paz que a Prefeitura de Belém levou para toda a cidade”, disse Yan Miranda, titular da Arout.
Solidariedade – Nesta edição do Carnaval de Outeiro, a Arout e o Centro de Referência da Assistência Social de Outeiro (Cras Outeiro) promoveram uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis. A proposta de trocar ingresso por alimentos aproximou ainda mais o público do evento. Cerca de 600 quilos foram arrecadados.
O Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (Seas) da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) intensificou suas ações durante o período de Carnaval nos distritos de Outeiro e Icoaraci. Os educadores sociais dos Centros de Referência Especializados de Assitencia Social (Creas) realizaram o trabalho de identificação e sensibilização nas praias e bares para a prevenção e o combate ao trabalho infantil e à exploração de crianças e adolescentes. A ação foi realizado pela equipe de educadores sociais de rua com objetivo de mapear, aproximar, intervir e encaminhar à rede socioassistencial situações de violação.
De 21 a 25 os educadores estiveram na orla da praia Grande e da praia do Amor. "Nossa equipe está diariamente nas ruas realizando esse trabalho. Contudo, em épocas específicas como Carnaval e férias nós montamos um calendário especial. O trabalho infantil fere a dignidade da criança e do adolescente e também o Estatuto da Criança e do Adolescente, então é muito importante esse tipo de ação. Durante ação identificamos alguns casos de trabalho infantil, orientamos as famílias e elas devem se apresentar no Creas a partir de segunda-feira (dia 3 de março) para os devidos encaminhamentos", explicou Amarildo Cruz, coordenador interino do Creas Icoaraci.
Para garantir a tranquilidade dos foliões, a Defesa Civil esteve presente com 25 voluntários. Resguardando crianças e jovens, agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude Distrital de Icoaraci em parceria com o Conselho Tutelar de Outeiro, fiscalizaram o evento.
A Guarda Municipal de Belém (GMB) destacou um contingente de 100 agentes e com seis viaturas para Outeiro. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) organizou o trânsito no entorno do local do evento. O 26º Batalhão de Policia Militar também atuou no Carnaval de Outeiro.
Tags
Carnaval 2020
Relacionadas
-
HERÓIS NA FOLIA
Marchinhas e brincadeiras mudam a rotina no Hospital Regional em Santarém
-
CARNAVAL DO METRÓPOLE
Arthur Espíndola é um dos destaques da programação de carnaval do Shopping Metrópole Ananindeua
-
CARNAVAL 2020
Escola Piratas da Batucada faz homenagem emocionante a Miguel Santa Brígida
-
CARNAVAL 2020
Começa a contagem regressiva para o desfile oficial das escolas de samba de Belém
-
Na Terra Firme
Concurso de marchinha carnavalesca mobiliza comunidade da Terre Firme
-
CARNAVAL 2020
Escolas de samba do Grupo 1 iniciam ensaio técnico nesta terça-feira, 11
-
PREPARATIVOS
Prefeitura intensifica limpeza na avenida Pedro Miranda para o carnaval de Belém
-
CARNAVAL 2020
Escola de samba Xodó da Nega levará à avenida a luta de mulheres ao longo dos anos
-
CARNAVAL 2020
Enredo da Deixa Falar pede união das escolas de samba de Belém
-
CARNAVAL 2020
Julgadores do concurso das Escolas de Samba passaram por formação