Qualidade e segurança
O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), em Paragominas (PA), conquistou o certificado de Acreditação Plena Nível 2, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). A certificação é o reconhecimento de que a instituição atende a dois critérios importantes na assistência: a efetiva aplicação dos padrões de qualidade e segurança na assistência ao usuário, e o desenvolvimento dos processos assistenciais de forma integrada, com plena comunicação, o que impacta diretamente na melhoria contínua do atendimento.
A conquista da Acreditação ONA 2 insere o HRPL em um seleto grupo de hospitais, 100% SUS, do Brasil, a obterem a certificação plena. O processo de certificação do HRPL foi iniciado em 2017, com a implementação do Núcleo de Qualidade e Segurança do P aciente (NQSP), com a proposta de desenvolver educação continuada sobre as recomendações, ferramentas, técnicas, linhas de processos preconizado pela ONA. A certificação ONA 1 se deu em 2018, agora a unidade conseguiu a Acreditação Plena Nível 2.
Segundo a coordenadora do NQSP, do HRPL, Carolina Borges, “a certificação representa o reconhecimento de um trabalho focado na promoção da segurança do paciente e na melhoria contínua dos processos de trabalho, reduzindo danos desnecessários à saúde e aprimoramento do desenvolvimento de práticas seguras e integradas de forma a favorecer a satisfação do usuário”, destaca.
Internado há mais de um mês, o vigilante, José Lima, de 40 anos, não só atesta a qualidade dos serviços ofertados na unidade, como também enaltece o atendimento prestado pela equipe de profissionais. “Eu tô sendo muito bem atendido por todos aqui, tanto pelos enfermeiros, os assistentes, os médicos, graças a Deus. Não tenho do que reclamar. Todos são atenciosos e trabalham com muita dedicação. Vou sair daqui dizendo que fui muito bem atendido neste hospital", enfatizou.
De acordo com a consultora de Qualidade do INDSH, Vanessa Bremer, a conquista do nível 2 da Acreditação, corresponde à gestão integrada, que é a junção de todos os processos da unidade em função do objetivo maior que está definido no planejamento estratégico através de sua visão.
“Toda equipe do HRPL atuou de forma ímpar nessa construção e conquista, e cada vez mais é necessário fortalecer essa integração, pois o HRPL é um todo formado por partes, e para que esses resultados sejam alcançados é necessário que todas essas partes atuem focada no propósito maior, propósito que fortalece a segurança do paciente com processos estabelecidos, monitorados e analisados, sempre buscando melhoria contínua”, reconhece Vanessa.
Para o diretor executivo, Marcelo Azevedo, a certificação do HRPL como Acreditado Pleno – ONA 2 significa um avanço importantíssimo na qualidade dos serviços ofertados na unidade, onde são garantidos processos e protocolos com segurança para todos, sejam usuários, acompanhantes, médicos, fornecedores, entre outros, permitindo uma assistência com qualidade, buscando sempre a melhoria contínua dos processos.
“Para nós, é uma honra ter a certificação nível 2 da ONA, que nos colocou em um patamar seleto de hospitais que garante prestar assistência segura aos seus usuários, assim como a efetivação de um processo de melhoria contínua na qualidade da assistência. Nos orgulha saber que temos um selo de qualidade, onde o maior beneficiado são os nossos usuários”, destacou o diretor.
Gestão de Qualidade - O Sistema Nacional de Acreditação é composto por um conjunto de estruturas, processos e entidades, que tem por finalidade a viabilização do processo de Acreditação no Brasil. Consiste em um sistema independente, privado, constituído de forma representativa por todos os atores que compõem os diversos segmentos sociais relacionados com a saúde, com a sociedade civil e com o Ministério da Saúde, e tem como objetivo influenciar as unidades participantes no processo em buscar adequações que envolvem segurança, processos e resultados. A Acreditação pode ser considerada uma ferramenta de Gestão, que junto com o modelo de negócio fortalece as estratégias da instituição rumo à sua sustentabilidade.
Mais sobre o HRPL - O Hospital Regional Público do Leste, localizado em Paragominas, é um órgão do Governo do Estado do Pará que presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes de 23 municípios do nordeste paraense. Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24h.
Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL), está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.