Distanciamento social
O distanciamento social provocado pela pandemia da Covid-19 gerou um novo fenômeno na internet: as lives. Todos os dias quem está em quarenta imposta pelo novo coronavírus é bombardeado com uma sequência diária de lives de todos os assuntos. Gente famosa e anônima tem usados as redes para se mostrar, informar e entreter.
Mas o que tem mais chamado a atenção são os shows dos artistas famosos que têm usados as mais diversas plataformas com shows que chegam a mais de 10h de duração.
É inegável que essas transmissões ao vivo pela internet é uma forma de passar o tempo e aliviar o tédio de não poder sair de casa, e caiu no gosto popular e tem gerado polêmicas.
O caso mais recente foi a live no YouTube da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano no fim de semana, que foi tirada do ar por envolver direitos autorais.
O YouTube tem um sistema que identifica automaticamente se a propriedade intelectual de alguém está sendo usada por um terceiro sem autorização.
Outra polêmica envolve anúncios publicitários, o que levou o cantor Gusttavo Lima ameaçar não fazer mais lives, deixando seus fãs em polvorosa.
"Uma das regras diz que não pode ter anúncio igualzinho ao formato que o YouTube vende. Essa regra existe desde que o YouTube existe e começou a monetizar. Às vezes, as pessoas não leem as coisas ou esquecem", comenta Cauã Taborda, gerente de comunicação do Google/YouTube.
Veja as regras de restrições na transmissão ao vivo do YouTube.
Aumentamos recentemente o limite de qualificação do YouTube ao vivo para dispositivos móveis. Para usar esse recurso, seu canal precisa ter pelo menos mil inscritos.
Esse limite de qualificação não se aplica a outras ferramentas de transmissão ao vivo. Os criadores de conteúdo que tiverem menos de mil inscritos ainda poderão fazer uma transmissão ao vivo pelo computador e pela webcam.
O recurso de transmissão ao vivo do seu canal será automaticamente desativado por qualquer um dos motivos a seguir:
Seu canal recebeu um aviso das diretrizes da comunidade.
Sua transmissão ao vivo ativa ou arquivada foi bloqueada em todo o mundo.
Sua transmissão ao vivo ativa ou arquivada recebeu uma remoção por direitos autorais.
Seu evento corresponde a outra transmissão ao vivo protegida por direitos autorais.