Sustentabilidade

ONG lança boletim sobre programa de Residência Florestal na Amazônia

A publicação, disponível em versão digital, aborda as ações e os resultados do programa executado na maior Reserva Extrativista do Brasil.

O Instituto Floresta Tropical lança, neste mês, a 13ª edição da série de boletins técnicos produzidos pela ONG. Com o tema “Residência florestal na Resex Verde para Sempre: uma proposta de aprimoramento profissional para o manejo florestal comunitário”, a publicação, disponível em versão digital no site do IFT, aborda as ações e os resultados do programa executado ao longo de 12 meses na Reserva Extrativista Verde Para Sempre, a maior Resex do Brasil, localizada no município de Porto de Moz, oeste do Pará. O boletim está disponível para download (Aqui).

Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA/Campus Altamira) e com o apoio da Climate and Land use Alliance (CLUA), o programa de Residência Florestal aprimorou a formação técnica das engenheiras florestais selecionadas, com especial atenção ao olhar social. Para isso, o programa abordou as mais diferentes fases de preparação, implementação e gerenciamento das atividades de manejo na Unidade de Conservação.

O boletim destaca a realização das ações de capacitação profissional através de treinamentos e acompanhamentos de atividades de manejo florestal, com orientação assistida pela equipe técnica do IFT e atores que atuam com manejo na Resex Verde Para Sempre. A publicação tem autoria de Lidia Lucena e Ranara Silva, engenheiras florestais selecionadas do programa e conta com a supervisão do professor Marlon de Menezes (UFPA) e da equipe técnica do IFT, Ana Carolina Vieira, Iran Pires e João Adriano.

Todos os Boletins Técnicos editados pelo IFT apresentam resultados preliminares de pesquisas e testes realizados pela equipe técnica da instituição, além de observações de campo e notas de expedições que possam de alguma forma servir a sociedade. A publicação é destinada a estudantes, tomadores de decisão, jornalistas, profissionais florestais, instrutores de manejo florestal, acadêmicos ou práticos e demais atores com interesse em temas ligados ao manejo de recursos naturais, especialmente florestais, na Amazônia.

 

Tags

Amazônia Engenharia Florestal IFT Manejo Florestal Porto de Moz Resex Verde Para Sempre

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder