Saúde
Na manhã desta segunda-feira (22), a Norte Energia - empreendedora da Usina Hidrelétrica Belo Monte -, localizada no sudoeste paraense, entregou mais 3,5 mil mosquiteiros impregnados com inseticida para combater a transmissão da malária nos municípios influenciados pelo empreendimento. Com esta iniciativa, a empresa totaliza a doação de 29,5 mil mosquiteiros, sendo 7 mil neste ano, ao 10º Centro Regional da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa), em Altamira, que é responsável por distribuir o material aos municípios da região.
Para a coordenadora de saúde pública da Norte Energia, Gecilda Lima, essas ações são essenciais para a manutenção dos resultados positivos alcançados pelo Programa de Ação para Controle da Malária (PACM) que, segundo o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde (Sivep), em 2019, registrou queda de 94% no número de casos da doença na região em comparação com 2011, ano de implantação da UHE Belo Monte.
“Enfrentamos um momento de pandemia e temos apoiado os municípios no enfrentamento à Covid-19, mas não podemos nos descuidar da vigilância das doenças existentes na nossa região e essa doação reforça o compromisso da empresa também no combate à malária” afirma a coordenadora.
Nos últimos anos, além dos 29,5 mil mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração, a empresa doou 24,2 mil kits de testes rápidos de malária e outros insumos aos municípios que integram o Programa. Para Maurício Nascimento, diretor da Regional da Sespa, as ações realizadas pelo PACM são fundamentais para o controle da doença na região. “Com essa parceria entre a Norte Energia e o Governo do Estado, vamos conseguir manter o resultado positivo, reduzindo a malária na região do Xingu”, garantiu o gestor.
Desde 2011 as ações do PACM, criado pela empresa e coordenado pelo 10º Centro Regional da Sespa, em parceria com as secretarias municipais de saúde, têm registrado importantes resultados, como a redução histórica da doença em até 99% nas cinco cidades influenciadas diretamente por Belo Monte – Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, além de Pacajá.
Tags
Altamira Anapu belo monte Brasil Novo Coronavírus Norte Energia Pacajá Saúde Senador José Porfírio Vitória do Xingu xingú
Relacionadas
-
Conscientização
Campanha incentiva o pré-natal e o combate à sífilis congênita
-
Saúde
Campanha Outubro Rosa tem pré-lançamento em Icoaraci
-
Saúde
HGT investe na prevenção para evitar acidentes de trabalho
-
Saúde
Hemopa comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue
-
Encontro debate práticas de humanização no SUS
-
Saúde
Hemopa promove campanha no clima de Copa do Mundo
-
Assistência
Pará ganhará o primeiro centro integrado de reabilitação da região Norte
-
Saúde
Assessor do Ministério da Saúde aprova atendimento da Santa Casa
-
Saúde
Hospital Regional de Altamira mantém certificação nacional
-
Saúde
Cirurgia rara é realizada com sucesso na Santa Casa
Foi realizada na Fundação Santa Casa na semana passada uma cirurgia de alto risco em uma criança que nasceu na maternidade, cuja mãe veio do município de Moju. A equipe, liderada pelo médico cirur...