Círio 2020

Arquidiocese de Belém fará anúncio da realização do Círio de Nazaré 2020 em Agosto

A divulgação será feita pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que contará também com o posicionamento da Diretoria da Festa sobre o assunto.

O Círio de Nazaré é realizado tradicionalmente todos os anos em Belém, a maior festa religiosa do Brasil já está marcada no calendário da Igreja Católica e reúne milhões de devotos de diversos lugares do mundo que saem em procissão pelas ruas da capital para agradecer, homenagear e pedir a intercessão da Virgem de Nazaré.

Por causa da pandemia do novo coronavírus, que mudou a rotina dos cidadãos, causando o isolamento social, evitando aglomerações em locais públicos e privados, foi preciso fazer novas adaptações no dia-a-dia dos brasileiros. Entre os impactos causados pela doença está o cancelamento da programação religiosa que precisou suspender os eventos realizados antes presenciais.

Aos pouco tudo vai voltando ao normal, e com novos decretos de retorno das atividades, entre elas as celebrações católicas, que acontece conforme as orientações de prevenção contra a doença. Mediante ao retorno dos serviços prestados a população paraense a Arquidiocese de Belém por meio da Diretoria da Festa de Nazaré vem trabalhando para garantir a realização do evento.

Através de um comunicado a organização do evento informou que o anúncio oficial sobre a realização do Círio 2020 ocorrerá no dia 06 de agosto. A divulgação será feita pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira, que contará também com o posicionamento da Diretoria da Festa sobre o assunto.

A decisão se haverá ou não o Círio de Nazaré este ano deve acontecer após parecer técnico-cientifico da Comissão Especial de Análise da pandemia da covid-19, instituída para orientar a decisão sobre o evento.

Sobre a Comissão

Comissão Especial de Análise da pandemia da covid-19 foi criada com o objetivo de avaliar a evolução da doença em Belém e Região Metropolitana, essa avaliação deve ocorrer através de coleta de dados, exame de estudos e artigos técnicos e interpretação de projeções estatísticas, visando elaborar um parecer técnico sobre a realização da festa. O parecer deverá considerar a ótica médica, a conveniência cientifica e os possíveis riscos á saúde pública. E é exatamente a análise final que irá orientar a decisão da Arquidiocese de Belém, da Paróquia de Nazaré e da DFN sobre a realização do evento.

Tradicionalmente o Círio de Nazaré acontece todos os anos no mês de outubro, e desde que foi realizado o primeiro evento em 1792, desde então as homenagens a Nossa Senhora de Nazaré nunca mais parou.

O traslado consiste no primeiro percurso feito pela Imagem de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio. A imagem segue em cima de um automóvel, da Basílica de Nazaré até a Igreja de Nossa Senhora das Graças (Igreja matriz), que fica em Ananindeua, região Metropolitana de Belém.
 

Tags

Belém Círio de Nazaré Devoção Nossa Senhora de Nazaré Pará

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder