LITERATURA

“Outubro” reforça que a vida é a arte do encontro

Romance de Tiago Julio Martins é um convite para desacelerar e contemplar afetos e detalhes preciosos do Círio de Nazaré.

Lançado no inicio deste mês, o romance “Outubro”, segundo livro do escritor Tiago Julio Martins, é antes de qualquer coisa, um livro sobre encontros. Encontro com o Círio de Nazaré, com memórias afetivas, com a cultura paraense, com as ruas de Belém, com a espiritualidade, com desejos e, sobretudo, com a paixão avassaladora, tão característica da adolescência, mas que não se resume apenas a essa fase da vida. 

Eduardo e Alice, protagonistas do romance, são pontos extremos que se cruzam sem cair no clichê de “os opostos se atraem”. Norte e Sul, ceticismo e fé, desilusão e encantamento com a Amazônia urbana, mesmo nos momentos das maiores divergências, os personagens não deixam de reforçar que a vida é a arte do encontro. Ainda que haja tanto desencontro, como lembrou Vinicius de Moraes, que é citado na narrativa, durante uma conversa do casal. 

Com exceção do cenário, que tem som, cheiro e cores da maior manifestação cristã do Brasil, a história de Eduardo e Alice é universal, assim como qualquer narrativa de amor. Mas, se engana quem pensa que o Círio é só o pano de fundo do romance. A festa mariana vai muito além disso, ela atravessa o casal e toda a história, chegando ao ponto de ser confundida com um personagem. 

Para quem conhece o Círio, o romance deixa uma atmosfera nostálgica que evoca lembranças de outubros passados. Para quem não conhece, o livro se apresenta como um guia-turístico religioso, gastronômico e cultural de Belém, revelando os lugares, símbolos e rituais que compõe a festividade em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré. 
 

Diferente de “Cabeça Bipolar”, romance de estreia do autor, que possui uma leitura densa e visceral, “Outubro” é narrada quase em sussurro. Uma leitura leve que recompensa quem estiver disposto a desacelerar e contemplar afetos e detalhes preciosos dessa tradição que ocorre há mais de dois séculos na Amazônia. 

 

_________________

Serviço: O livro "Outubro" pode ser adquirido com o próprio autor através do telefone (91) 9918-88952 (WhatsApp) e email: tiagojulio.martins@gmail.com. O romance também está disponível na versão e-book na plataforma Amazon. 

Tags

Amazônia Belém Círio de Nazaré E-book Literatura Outubro Romance

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder