SUSTENTABILIDADE

Reserva Extrativista em Oeiras do Pará recebe embarcação doada pela STIHL

A entrega do veículo faz parte de um projeto firmado com o Instituto Floresta Tropical.

O sonho dos moradores da Reserva Extrativista Arióca Pruanã, no Pará, de possuir uma embarcação exclusiva para as atividades de manejo florestal agora é realidade. No útimo sábado, 17/10, a comunidade recebeu uma lancha voadeira doada pela empresa STIHL, destinada especialmente para as ações de manejo da unidade de conservação. A entrega do veículo faz parte de um projeto firmado com o Instituto Floresta Tropical (IFT), que prevê o fortalecimento das organizações locais, doação de ferramentas e aprimoramento técnico especializado aos manejadores comunitários da Resex.

“Pra nós, isso é um sonho antigo que se tornou real. Há muito tempo a comunidade luta por melhorias como estrutura de espaços físicos, transportes e equipamentos de trabalho. Por isso, nós somos gratos a essa parceria entre o IFT e STIHL e as conquistas geradas por ela. Essa embarcação será fundamental para o desenvolvimento das atividades de manejo florestal na nossa unidade de conservação”, afirmou Mauro Gomes, presidente da Associação dos Moradores da Resex Arióca Pruanã (AMOERAP). 

A entrega do barco foi feita na sede da Associação de Moradores da Resex, na comunidade “Deus Proverá”, e reuniu diversos manejadores e lideranças locais.  “Esse tipo de parceria é fundamental para fomentar o manejo florestal na comunidade e de suma Importância para o nosso território, enquanto organização. Um equipamento desse vai servir e muito para ajudar nas nossas atividades logísticas e no desenvolvimento do nosso trabalho de manejo florestal comunitário familiar aqui dentro da Reserva Extrativista”, ressaltou José Filho, estudante de engenharia florestal e morador da Resex. 
 

A entrega do barco foi feita na sede da Associação de Moradores da Resex Arióca Pruanã.

 

Marcelo Galdino, coordenador do programa Florestas Comunitárias, do IFT, destacou a importância da parceria com a Stihl e afirmou que os principais objetivos dessa iniciativa são o fortalecimento da organização social e promoção do manejo florestal na localidade. “O IFT e a STIHL são parceiros há vinte anos.  A entrega da embarcação para a Resex Arióca Pruanã é mais uma importante conquista gerada através dessa parceria. Ela atende a um acordo firmado exclusivamente para a Resex, visando o desenvolvimento da produção agroextrativista feita pela comunidade”, explicou. 

De acordo com o gerente de qualificação e projetos socioambientais, Raul Kriedte, a relação de parceria com o IFT prevê também doação de ferramentas e qualificação técnica. “O nosso objetivo vai além da doação material. Enxergamos o valor que o meio de transporte agregará para a Resex Arióca Pruanã sob o ponto de vista social e econômico, envolvendo mulheres e jovens na criação de uma cooperativa para comercialização de madeira e de açaí, produzidos através do manejo florestal sustentável. Acima disso, visamos estabelecer conjuntamente projetos de capacitação e desenvolvimento para melhor estruturação das atividades e iniciativas realizadas pela comunidade. Esta atuação é de extrema relevância e orgulho para a STIHL e é complementar à cultura organizacional da empresa que prima pela sustentabilidade e pelo desenvolvimento da qualidade de vida de todos os setores da sociedade”, destacou.

Arióca Pruanã

Desde 2017 o IFT em parceria com o Fundo Amazônia desenvolve ações de incentivo ao manejo florestal comunitário para uso e comercialização de madeira e açaí na Resex Arióca Pruanã. Localizada no município de Oeiras do Pará, região nordeste do estado, a Unidade de Conservação dispõe de uma área de 83.445 hectares. Na UC moram 565 famílias, divididas em 27 comunidades que se organizam em seis polos comunitários.

 

Sobre a STIHL

A STIHL lidera o mercado brasileiro de ferramentas motorizadas portáteis, com um mix completo de produtos de alta qualidade e durabilidade. Com produtos destinados ao mercado florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional, e doméstico, a empresa oferece uma ampla linha de ferramentas motorizadas portáteis que podem ser encontradas em mais de 4 mil pontos de venda distribuídos pelo Brasil. No país, a STIHL está localizada em São Leopoldo (RS), onde trabalham aproximadamente 2,7 mil colaboradores. A matriz do grupo fica na cidade de Waiblingen, na Alemanha. Reconhecida pela sua liderança tecnológica, inovação e qualidade de seus produtos, a empresa está presente em mais de 160 países por meio de canais de distribuição formados por mais de 40 mil pontos de vendas no mundo. Para atender ao mercado global, a STIHL conta com unidades produtivas na Alemanha, Brasil, EUA, Áustria, Suíça, China e Filipinas.  Desde 2008, a STIHL Brasil é certificada com a ISO 14001 e a OSHAS 18001, ambas recertificadas em 2015. O Grupo STIHL é certificado com a ISO 9001.
 

Tags

Amazônia Manejo Florestal Oeiras do Pará STIHL sustentabilidade

Comentários

*Os comentários não representam a opinião do site, a responsabilidade é do autor da mensagem.


  • in this conversation
      Media preview placeholder