NOVEMBRO AZUL

Trabalhadores participam de ações de prevenção ao câncer de próstata em canteiros de obras

O objetivo das atividades, em diversos trechos do PNE, é falar sobre a doença, diagnóstico e, sobretudo, garantir a política de gestão integrada, que tem como um dos temas promover a capacitação, saúde e proteção da integridade dos colaboradores e prestadores de serviços internos

Através de iniciativas da ENGIE Brasil Energia e das empreiteiras contratadas para execução do Projeto Novo Estado (PNE), no Pará e Tocantins, diversas ações com colaboradores, sobre a campanha de prevenção ao câncer de próstata, em alusão ao novembro azul, movimento internacional de conscientização para o controle da doença, ocorrerem até hoje, segunda-feira, dia 30 de novembro.

O objetivo das atividades, em diversos trechos do PNE, é falar sobre a doença, diagnóstico e, sobretudo, garantir a política de gestão integrada, que tem como um dos temas promover a capacitação, saúde e proteção da integridade dos colaboradores e prestadores de serviços internos.

A programação conta com palestras presenciais e online com médicos e dinâmica com psicólogo, além de entrega de brindes. Só no Estado do Tocantins, 1.200 trabalhadores da Linha de Transmissão, sob responsabilidade da empreiteira Tabocas, distribuídos nos municípios de Colmeia; Fortaleza do Tabocão; Bernardo Sayão e Arapoema participaram da programação. No Pará, mais de mil profissionais assistiram às apresentações.

De acordo com o técnico de enfermagem, Clodoaldo de Couto Almeida, a doença acomete mais de 2 milhões de pessoas no Brasil. Por isso, o profissional enfatiza a importância do debate oportunizado pela ENGIE.  “Com um público predominantemente masculino nos canteiros de obras, é necessário enfatizar e garantir que todos os colaboradores tenham acesso e promovam a saúde individual. A ação é de extrema importância”, reitera Clodoaldo.

Ainda segundo o técnico de enfermagem, este tipo de ação vai muito além da política de gestão da empresa, porque trata não só dos colaboradores, mas, também, da comunidade em geral. “O resultado é a conscientização individual, mas esses colaboradores levarão a informação para dentro de suas casas, para, também, informar e cuidar dos seus familiares. Nosso objetivo é garantir saúde e resultado. Acredito que essa ação é bem mais que política de gestão e estamos prontos para executar da melhor forma possível”, afirma.

No Pará, o trecho norte do Projeto Novo Estado tem seis canteiros sob responsabilidade da empreiteira IC-SK. O principal está na cidade de Pacajá, que, hoje, conta com mais de 600 trabalhadores. Na região, os colaboradores receberam ações do novembro azul em dois turnos. Pela manhã, com o operacional geral, e à tarde, na área administrativa. Palestras médicas, ginástica laboral, dinâmica com psicólogo, além de distribuição de laços azuis, que remetem à campanha, fizeram parte da programação. Já em alguns dos canteiros adjacentes, como os localizados em Anapú e Novo Horizonte, 410 trabalhadores participaram das ações.

Entre os profissionais de saúde que falaram sobre a importância do debate acerca da temática está o enfermeiro Genilson de Jesus Carvalho Mendonça, que explanou sobre o que é a doença, quais as formas de prevenção, diagnóstico e onde procurar atendimento. Para ele, o importante é focar na prevenção e saúde dos trabalhadores com uma abordagem mais simples. “Transformar esses trabalhadores em protagonistas das próprias histórias auxilia na ação de procura de atendimento de prevenção. Isso evita notícias desagradáveis no futuro. É preciso entender que, se houver sintomas, quanto mais cedo procurar o tratamento, há mais chances de cura”, diz ele.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é a maior empresa privada de energia do Brasil, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10.211MW em 61 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade do país, a empresa possui quase 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de GEE, como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e biomassa.

Com a aquisição da TAG, a ENGIE é agora também detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na?comercialização de energia no mercado livre e está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída. A empresa possui ainda um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, monitoramento e gerenciamento de energia, gestão de contratos de fornecimento de eletricidade, iluminação pública,?sistemas de HVAC, telecomunicação, segurança e mobilidade Urbana. Contando com 2.750 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2019 um faturamento de R$ 10,5 bilhões.

A ENGIE é referência mundial?em energia e serviços de baixo carbono. Nosso propósito (“raison d’être”) é agir para a aceleração da transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e de soluções mais sustentáveis, conciliando performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta. A ENGIE se apoia nas suas atividades chave (gás, energia renovável, serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes. Com nossos 170.000 colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, somos uma comunidade de Construtores Imaginativos, comprometidos a cada dia com um progresso mais harmonioso.

Receita em 2019: 60,1 bilhões de Euros. O Grupo é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI) e representado nos principais índices financeiros (CAC 40, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não-financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World 120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

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