Empreendedorismo Digital

Isolamento social impulsiona negócios com ferramentas digitais

Para seguirem com atividade em meio a pandemia, Consultoras de Beleza apostam em soluções disponíveis em smartphones. Venda direta foi um dos setores mais resilientes em 2020, segundo ABEVD.

Belém, abril de 2021 – Em outubro de 2020, a paraense Priscila Bagata, de 36 anos, decidiu retomar um talento que estava adormecido desde os tempos de sua adolescência: ser uma Consultora de Beleza. Quando entrou na faculdade, Priscila conta que o ritmo dos estudos a deixou com pouco tempo para focar na atividade. Hoje, já formada, ela conta que voltar a apostar na venda direta a possibilitou ter acesso a renda extra e conta com mais tempo para ficar com suas duas filhas, de 4 e 8 anos.

Em apenas seis meses, Priscila já se tornou Consultora de Beleza do nível prata. A Natura, empresa na qual a paraense é cadastrada, mantém cinco níveis de progressão na atividade: Semente, Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Conforme o desempenho em vendas, as profissionais sobem de nível e a porcentagem de ganho com as vendas também aumenta, além de terem benefícios e incentivos diferentes a cada migração de nível, como treinamentos e campanhas. O segredo do sucesso de Priscila está nas divulgações. “Tenho grupo de contatos em meu celular e indico os itens ideais para atender cada perfil de cliente. Além disso, faço promoções diferenciadas e realizo sorteios nas minhas redes sociais”, conta.

O segredo do sucesso de Priscila está nas divulgações.

Arlisson Freitas, de 25 anos, mora na cidade de Monte Alegre (PA). Cresceu vendo a mãe revendendo produtos de beleza. Quando precisou juntar dinheiro, não teve dúvidas de que gostaria de seguir a mesma atividade. Após quatro meses de seu cadastro no site da Natura, já chegou a nível máximo da carreira, o Diamante.

Ele explica que prefere trabalhar com estoque para pronta entrega, mas a maior parte das divulgações são feitas apenas com o uso do celular. “A cada três meses, faço um mega bazar. Gosto também de manter meu status do whatsapp sempre atualizado com as novidades e divulgo ofertas nos grupos de vendas pelo Facebook”. O jovem garante que o sucesso não foi apenas resultado de seu esforço pessoal, mas de todos que o incentivaram, como sua líder de negócios, profissional responsável por orientar um grupo de consultores da marca que atuam na sua região. “A líder de negócios me ajudou a fazer cadastro, deu dicas de divulgação, ela me incentiva demais”, diz.

Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD), o setor se mostrou um dos mais resistentes à crise da pandemia. Segundo dados da organização, internet, whatsapp e outras mídias sociais já somam mais de 53% dos canais com maior atuação da atividade. Isso possibilitou um aumento de 10% no faturamento do setor em 2020, quando comparado ao ano anterior.

A Natura é uma das empresas mais atuantes na digitalização do seu modelo de negócios e já estava inserida em uma verdadeira jornada nesta frente muito antes da pandemia. Com a chegada do vírus e a necessidade de distanciamento social, os projetos aceleraram. “Hoje a digitalização da atividade da consultora atende necessidades urgentes como barrar o contágio do vírus, apoiar as pessoas e manter a economia circulando”, explica Cida Franco, diretora de vendas da Natura. Ela afirma ainda que a empresa tem apostado em cursos de letramento digital para ampliar a base de Consultoras que também atuam no online.

Cida Franco, diretora de vendas da Natura.

A executiva conta que a marca lançou soluções digitais não apenas para apoiar a atividade comercial, mas também ferramentas de suporte social às Consultoras de Beleza e familiares. Entre os serviços oferecidos estão telemedicina e apoio psicológico. “Com o avanço pandemia, temos ampliado os investimentos na área da saúde. Além de telemedicina e apoio psicológico, lançamos iniciativas como o ‘Saúde em Pauta’, que são conteúdos informativos sobre temas relacionados à saúde e qualidade de vida, disponíveis em nossas redes sociais”. A Natura também mantém um programa que oferece serviços de saúde a custos subsidiados para as consultoras do Brasil e que é extensivo a um membro de sua família. A iniciativa inclui descontos de até 60% em consultas médicas, exames e medicamentos.

A empresa aumentou seus investimentos no enfrentamento de questões como violência doméstica, realizando treinamentos presenciais para as líderes de todo o Brasil e um treinamento virtual sobre direitos da mulher. Já no primeiro mês em que o treinamento foi disponibilizado, foram registradas mais de 25 mil capacitações concluídas. A Natura também possui um canal on-line, chamado Tina para vítimas de violência doméstica e voltado para o atendimento a líderes de negócios e as consultoras de beleza. A iniciativa oferece acolhimento, suporte e orientação 24 horas, realizado por uma assistente social e uma advogada, a líderes que estejam enfrentando uma situação de violência doméstica ou que tenham uma consultora em seu grupo passando pela situação.

Consultoras de Beleza também recebem conteúdo por meio de vídeos para auxiliar seu orçamento doméstico, especialmente no cenário de pandemia. O conteúdo foi desenvolvido em 5 temas: Dicas gerais para a hora do supermercado; Como otimizar o orçamento doméstico; Como reorganizar o orçamento em períodos de crise; Como aproveitar melhor os alimentos que se tem em casa; Como fazer compras de forma cidadã e consciente. A iniciativa foi feita em parceria com o Instituto Natura, que desenvolveu um curso de educação financeira com conteúdos para enfrentar a crise. Os conteúdos de educação foram financiados pela venda de produtos de Crer Para Ver, cujos lucros são convertidos para apoiar projetos de educação. 


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