Covid-19
Na batalha contra o novo coronavírus, Paragominas larga na frente como um dos primeiros municípios paraenses a vacinar pessoas sem comorbidades a partir dos 30 anos de idade contra o novo coronavírus. A imunização para essa faixa etária começa nesta sexta-feira, 18 de junho, nas unidades de saúde da cidade.
Visando uma melhor cobertura vacinal, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), tem dialogado de maneira incansável com o Governo do Estado, para que as remessas possam chegar ao município e atender o maior número de faixas etárias possível.
O anseio por vacinas é enorme em todo o território nacional, ficando a cargo dos estados e municípios a distribuição dos imunizantes por ordem de prioridades - com a definição de um calendário que atenda a todos.
Um levantamento feito entre os últimos dias 7 e 10 de junho, realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), aponta que a imunização de pessoas com comorbidades abaixo de 60 anos teve início em apenas em 53% dos municípios brasileiros. Diante disso, o sucesso na corrida contra a doença em Paragominas se deve a uma estratégia correta no que diz respeito à celebração e elaboração dos planos de imunização.
Segundo o secretário de Saúde de Paragominas, Dr. Marinaldo Ferreira, "tratativas entre o poder executivo municipal e o executivo estadual foram de grande valia para que a cidade alcançasse esse feito”. Em meio a tantos casos de covid-19 ainda sendo registrados em todo o Brasil, o objetivo é intensificar a vacinação, interrompendo o avanço da doença de forma progressiva.