HORTAS URBANAS



Foto: Jorge André Silva/ Sejel
Vários jovens começaram a aprender um pouco mais sobre horticultura a partir desta segunda-feira (28) no primeiro curso do Projeto Oportunize, realizado pela coordenação de juventude da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas seguem até o próximo dia 02 de julho, das 9h às 17h.
No primeiro dia do curso de Horticultura os participantes conheceram as possibilidades das hortas urbanas. Segundo a professora do Senar, a engenheira agrônoma Tayana Silva, é possível plantar em vários lugares. “A gente vai ver de forma geral, na parte teórica e prática, os diferentes tipos de olericultura. Quando a gente pensa a horta tem a ideia que são legumes e folhas. Não é só isso. A gente vai apresentar a horticultura orgânica, vamos falar sobre os diferentes tipos de adubo e como adubar e depois ir para campo meter a mão na massa”, declarou.
O público-alvo dos cursos do Oportunize são pessoas de 18 a 32 anos. A carga horária é de oito horas por dia na sede da Sejel, localizada na Aldeia Cabana. Nesta primeira formação, os participantes começaram a aprender como manejar uma horta com as mais variadas espécies, desde o preparo do solo até o controle de pragas e doenças.
Aluno da primeira turma, Haye Miranda, de 20 anos, disse que deseja aprender a produzir uma horta em casa para fazer comida e decoração. "Eu já tenho plantado em casa há um bom tempo, tentei plantar muita coisa já e algumas não deram muito certo. Queria mais habilidade nisso”, declarou.